Política Local 07/01/2017

Postado em 07/01/2017 00:28:02

“Pedro, guarda tua espada, pois quem com ferro fere, com ferro será ferido”.

(Atribuída a Jesus de Nazaré)

Estado forte
Ministério Público e Sistema Integrado de Segurança Pública não vão esperar um desfecho trágico nos presídios acreanos como vem ocorrendo em outros Estados. Tranquiliza a sociedade.

Tem que assumir
Senadores, deputados federais e estaduais precisam fazer alguma coisa para ajudar o governo, Judiciário e MPE na construção de um plano de segurança pública para o Estado.

Não falam nada
Até agora nenhum político opinou nada sobre o que vem acontecendo nos presídios. Estão preocupados com o próprio umbigo.

Debates frutíferos
A solução para a questão grave da violência não pode ser politizada. Tem que ser um debate profundo, profícuo e não apenas bate boca na tribuna como tem sido.

A exceção
De acordo com o secretário Emylson Farias, o deputado federal Alan Rick (PRB) tem ajudado o governo colocando parte de suas emendas para Segurança Pública.

Pedra cantada
A Coluna citou artigo da jornalista Eliane Cantanhede intitulado “Banho de sangue”, no qual ela argumenta que o PCC não deixaria por menos o massacre do presídio em Manaus.

Não esfriou
Os corpos dos membros do PCC, mortos na chacina de Manaus, não haviam ainda sido sepultados quando a facção se vingou da FDN em Roraima. Outro massacre com 33 mortos. É a falência do Estado brasileiro.

Pediu afastamento
O vereador de Epitaciolândia, Messias Lopes, denunciado por supostamente ter abusado de uma menor, foi orientado a se afastar do PT antes que fosse expulso.

Sem estresse
O presidente Temer, qualquer governador ou prefeito pode legalmente nomear um parente para cargo de confiança. A lei permite. O que acabou foi o nepotismo escancarado.

Bela e recatada
Marcela Temer, por exemplo, realiza um trabalho na área social do governo. Abriu mão de ser nomeada, mas se fosse, não seria crime.

O mesmo caso
A primeira dama no Acre, arquiteta Marlúcia Cândida, também é atuante na área social e solidária do governo. Desde 2011 recusou nomeações para cargos.

Não há diferença
Leitor de Cruzeiro do Sul manda e-mail afirmando que não viu nenhuma diferença na gestão de Vagner Sales e Ilderlei Cordeiro, ambos do PMDB. E era para ter!

Equipe azeitada
O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), nomeou uma equipe muito técnica para sua gestão. Sobre 2018 consta que seu único compromisso é com o deputado federal Cesar Messias (PSB).

Ficou escancarada
Fernanda Hassem vai ter que colocar fechaduras nas portas da prefeitura de Brasileia. Foram arrombadas pela Polícia Federal em julho, durante a Operação Metástase, e ainda não tinham sido trocadas.

Só desculpas
Assessor do ex-prefeito de Taraucá, Rodrigo Damasceno, disse que a prefeita Marilete Vitorino tem que parar de procurar chifre em cabeça de cavalo. Deve começar a trabalhar para cumprir suas promessas de campanha.

Juntou a fome
O pastor político Silas Malafaia juntou os panos com o deputado federal Jair Bolssonaro (RJ). Nesse caso juntou a fome com a vontade de comer.

Convite ao Marcio
Bem que o senador Aecio Neves poderia sugerir o nome do ex-deputado federal Marcio Bittar para ministro da Justiça. Tem boas ideias para acabar com a violência no Brasil.

Ao vivo e a cores
As chacinas nos presídios são praticamente transmitidas ao vivo pela internet. Uma barbárie desmedida e absurda que não ocorria nem nas guerras primitivas.

Coisa macabra
Quem viu as imagens da chacina em Roraima ficou horrorizado com a brutalidade. Cabeças, braços, pernas e até corações arrancados.

A influência
A televisão tem uma grande capacidade de formar opinião. As imagens mostradas do estado Islâmico decapitando pessoas inocentes ganhou o mundo. Fez escola.

editorial

A questão está posta

 

De todas essas reuniões que estão se sucedendo em Brasília entre o Governo Federal, inclusive com o presidente da República, com governadores e secretários, a sociedade espera medidas urgentes e eficazes para, primeiro, evitar novas chacinas nos presídios, e depois combater a criminalidade, em toda sua abrangência. Neste sentido, os secretários ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook