Política Local 13/04/2017

Postado em 12/04/2017 23:43:37

“Lamento que o líder do governo, deputado Daniel Zen, e o deputado Jenilson Leite façam uma votação sem me comunicar”.

(Deputado Manoel Moraes (PSB), ao descobrir que os colegas de parlamento votaram a favor, na CCJR, da extinção do Dia do Católico).

Bem esperto
O vereador Juruna (PSL), que está há duas semanas sem colocar os pés na Câmara de Vereadores de Rio Branco, apresentou dois atestados médicos à Casa Legislativa para não receber falta e, dessa forma, receber seu salário integralmente. Juruna é considerado foragido da Justiça, portanto, é de causar estranheza a Câmara ter aceitado os atestados.

Má-fé
Alega-se que Juruna não comparece as sessões no parlamento municipal por apresentar um quadro de depressão, conforme justificado nos atestados. Porém, sabe-se que existe outro motivo que afasta Juruna da Câmara. Se ele aparece por lá, é preso. Se a Câmara quer evitar mais desgaste à sua imagem, não deveria compactuar com essa história.

No Conselho de Ética
Ao que tudo indica, na próxima semana o presidente da Câmara, Manuel Marcos (PRB), irá encaminhar a denúncia contra Juruna ao Conselho de Ética da Câmara. Já não era sem tempo.

Em guerra
Deputado Jairo Carvalho realmente declarou guerra ao PL que extingue o feriado do Dia do Evangélico. Compreensível o posicionamento do parlamentar, porém, quando chega ao campo das ameaças, perde a razão.

Exagero de Jairo
Ameaçar invadir a Aleac com uma multidão ou que vai espalhar aos quatro cantos do Estado os nomes dos deputados que votaram favoráveis a matéria, não mudará em nada o fato de que o feriado é desnecessário. A data alusiva não continua, então, por que tanto estardalhaço?

Sem sentido a crítica
Oposição critica a base governista por sair em defesa do governador Tião Viana (PT) e do senador Jorge Viana (PT) com relação à “lista de Janot”. Estranho seria se eles se posicionassem contrários à própria base. Esse papel cabe exatamente à oposição e não a situação.

Na Câmara
O vereador Rodrigo Fornerck e Mamed Dankar, ambos do PT, lamentaram a citação dos irmãos Viana. Para Fornerck, a abordagem midiática tem se mostrado equivocada, pois, acaba condenando sem sequer esperar o término das investigações.

Clareza
Importante frisar que contra Tião e Jorge Viana não há nenhuma denúncia de corrupção, mas apenas questionamentos sobre as arrecadações da campanha em 2010. Portanto, nada de julgamento moral antes do término das investigações. Presunção da Inocência até que se prove o contrário.

Plenário vazio
A divulgação dessa relação de políticos investigados pelo STF, no âmbito da Operação Lava Jato, provocou afetou o funcionamento do Congresso Nacional ontem, 12. As atividades previstas foram canceladas devido à falta de quórum. Vejamos como as coisas transcorrem após o feriadão da Semana Santa.

Na pista
Nos bastidores da política acreana não se fala em outra coisa a não ser a possível candidatura do empresário Adem Araújo da Silva, sócio-proprietário do grupo Araújo Supermercados, pelo partido Rede Sustentabilidade.

Estudando a proposta
Adem foi convidado pelo ex candidato a prefeito de Rio Branco pela legenda, Carlos Gomes. Ele não disse nem que sim, nem que não. Apenas prometeu avaliar as possibilidades.

Quase confirmado
Caso o empresário confirme sua pretensão em concorrer, a “profecia” de que teremos cinco candidaturas ao Senado, em 2018, se concretiza. O PT já apresentou dois nomes, a oposição já sinalizou também duas candidaturas, Adem seria o quinto candidato a entrar no jogo.

Aprovada
Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatória a execução de emendas dos deputados estaduais. Sem, dúvidas uma grande conquista do parlamento estadual, ainda que a liberação esteja condicionada a direcionar os valores as áreas de segurança e saúde.

editorial

Tudo a ver

 

Agora, não é mais um político da oposição que está afirmando. É o comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Boas, que está alertando que os sucessivos cortes que vem sendo feitos elo Governo Federal chegaram a tal ponto que comprometem a segurança nas fronteiras. Esses cortes são tão perversos que, ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook