Política Local 31/08/2017 – Jornal A Gazeta

Política Local 31/08/2017

“Mesmo sendo de curta duração, devemos observar o estrago que isso causa na vida do consumidor”

(Deputado Juliana Rodrigues, ao cobrar explicações da Eletrobras/AC sobre os apagões ocorridos no Estado, nas últimas duas semanas).

Não recebem
O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Luiz Vitório Camolez, esclareceu, por meio de nota, que nenhum magistrado do Acre, em atividade ou aposentado, recebe a gratificação objeto da referida ação do ministro Gilmar Mendes, do STF.

Sem efeito
“A suposta suspensão não tem qualquer efeito prático, em razão de que, como já dito, os magistrados nada recebem a esse título há quase vinte anos”, disse Camolez.

Panos quentes
O vereador Rodrigo Forneck, líder do PT na Câmara, não engoliu as críticas da oposição ao prefeito Marcus Alexandre (PT). Ele frisa que isso é resultado de um ‘grande desespero por causa dos sinais de crescimento do virtual candidato ao governo pela FPA’.

Análise
Forneck acha que a oposição está assustada com os números alcançados pelo petista contra o progressista Gladson Cameli, pré-candidato da oposição ao governo, que está em campanha há dois anos.

Boa causa
O vereador Mamed Dankar e o deputado Lourival Marques, ambos do PT, uniram seus mandatos em prol de uma boa causa, o fortalecimento da economia solidária. A atuação dos dois na área de produção tem sido muito efetiva. O mandato tem apenas ajudado a consolidar um trabalho que já existe há anos. Estão de parabéns!

Denúncia
Muito séria a denúncia do deputado Jesus Sérgio (PDT) de que as facções criminosas estariam dando ordens a bandidos ‘para assaltar e atirar’ em Tarauacá. Recentemente, O deputado Nelson Sales (PV) disse que no Bujari os marginais teriam determinado um toque de recolher.

Ele também
O deputado Jairo Carvalho (PSD) reitera que a violência não é mais só da Capital, se estendeu por todo o Estado. Ele diz que muitos empresários já pensam em fechar seus negócios, pois não aguentam mais tantos assaltos. Se isso realmente acontecer, aí sim veremos um grande caos no Estado.

Feliz
O deputado Jenilson Leite (PCdoB) comemorou a sanção governamental de um projeto de sua autoria que determina banheiros adaptados para deficientes em eventos públicos no Acre. A nova lei abrange os eventos que, devido ao número de pessoas participantes, exija infraestrutura própria.

Parlamento ativo
O deputado Daniel Zen (PT) tem sido um dos parlamentares mais ativos desta legislatura. Tem encampado bons debates e apresentado boas propostas. Ontem anunciou a liberação de uma emenda no valor de R$ 1 milhão para custeios das atividades do Núcleo de Atenção à Pessoa com Autismo, que funcionará no Centro de Saúde Barral y Barral, em Rio Branco.

Foi aprovado
O senador Jorge Viana (PT/AC) conseguiu a aprovação, na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, do projeto de lei de sua autoria que cria áreas de livre comércio de importação e exportação em Assis Brasil, Capixaba, Plácido de Castro e Santa Rosa, todos municípios de fronteira no Acre.

Importante
É uma vitória importante tendo em vista que se trata de uma política de apoio para atividades comerciais e produtivas para o Estado. Além de ser também fundamental para os prefeitos e os moradores desses municípios.

Competição acirrada
O deputado Jenilson Leite (PCdoB) terá adversários de peso na eleição de 2018 dentro do PCdoB. Além do presidente regional da sigla, Edvaldo Magalhães, o vereador Eduardo Farias também está no páreo. Este segundo, desde que assumiu um mandato no parlamento municipal, se fortaleceu bastante. A reeleição de Jenilson não será tão fácil.

Bem cotado
Nos bastidores da política, o que se comenta é que o nome do vereador Roberto Duarte (PMDB) tem boa aceitação quando citado para ser o vice de Gladson Cameli (PP) na sucessão estadual.

Assuntos desta notícia