Política Nacional 09/04/2017

Postado em 08/04/2017 18:55:37

Foi o terceiro projeto mais emendado, em 14 anos”

Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da reforma trabalhista, sobre as 840 emendas

Governo reduz meta de inflação e Selic vai cair
A equipe econômica do governo Michel Temer deve anunciar a redução na previsão para o centro da meta da inflação de 2017. O presidente foi informado das projeções indicando queda na carestia, este ano, para algo em torno de 4%, com um teto de 5,5%. A previsão do governo é que a Selic, taxa básica de juros, também sofrerá redução significativa, proximamente, chegando à casa de um dígito.

Faz tempo
A taxa básica de juros não alcança um dígito desde outubro de 2013. No governo Temer, vem sendo reduzida a cada reunião do Copom.

O portador
As boas notícias da economia foram levadas ao presidente Michel Temer pelo ministro Henrique Meirelles. Os dois ficaram eufóricos.

Evolução
O ano de 2015 marcou a maior inflação da era PT, de 10,67%. Foi o maior resultado desde a posse de Lula, em 2003.

Ano passado
Em 2016, após o impeachment de Dilma, a inflação caiu abaixo dos 10% para dentro do teto da meta do governo Temer de 6,5%.

Rose telefonou a Temer desautorizando Renan
A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) telefonou ao presidente Michel Temer, quinta (6), para informar que a bancada, de forma majoritária, não endossa as críticas do temperamental líder no Senado, Renan Calheiros (AL). Rose disse que a bancada diverge da oposição do colega alagoano. A ligação ocorreu tão logo ela enfrentou Renan no plenário e o desautorizou a criticar o governo em nome da bancada.

Coisa de ‘coroné’
“Coroné” Renan reagiu a Rose de Freitas destituindo-a da presidência da Comissão de Orçamento. Como líder, ele tem essa prerrogativa.

Perdendo liderança
O ainda líder do PMDB perde terreno entre os colegas, cada vez mais ligados a Temer e ao presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Os que restam
Prestam vassalagem a Renan apenas Kátia Abreu (TO) e Roberto Requião (PR), como ele, candidatos a aliança com Lula, em 2018.

Sem prejuízos
Na reforma da Previdência, nada muda para quem está aposentado, segundo reiterou nas redes sociais o presidente Michel Temer. Muito menos para o grosso da população, que ganha salário mínimo.

Única preocupação
Com a semana curta devido à folga marota na quinta e o feriado sexta, a discussão do projeto de renegociação das dívidas do Estados será na segunda. É o único item previsto na sessão e relevante da semana.

Nada a ver
O procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino, apesar de irmão, não tem lá muitas afinidades políticas com o governador do Maranhão, Flávio Dino, que é filiado ao PCdoB e aliado da petelhada apeada do poder.

Bullying
A modelo Madelayne Cavalcanti, alvo de comunicado do Colégio Santa Maria, do Recife, agora diz ser vítima de bullying, após a escola pedir que pais – e principalmente mães – usem roupas mais comportadas.

A febre passou
As reformas da Previdência e Trabalhista atropelaram a Tributária, que aguarda em banho-maria o momento de voltar à discussão. O relator, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), roda o País buscando adesão.

Embromation
Tem a resistência no DEM, de Rodrigo Maia, a alteração do regimento da Câmara que prevê o afastamento de membro da Mesa Diretora processado no Conselho de Ética. O DEM quer “aprofundar” o debate.

Reforma de borracha
Em reuniões separadas com deputados do PSDB e PPS, seu partido, o relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (BA), prometeu levar em conta as propostas deles. Cada partido apresentou 9 emendas.

Disse bem, senador
O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) criticou duramente o projeto aprovado da Câmara que incluiu emenda malandra do PT com o objetivo de inviabilizar o Uber. A decisão deve ser reformada.

Pensando bem…
…Donald Trump nem completou três meses no cargo e, como todo presidente republicano, já tem uma guerra para chamar de sua.

PODER SEM PUDOR
Coveiro do povo
O deputado Heráclito Fortes (PSB) era prefeito de Teresina (PI), em 1992, quando lançou candidato à sua sucessão o vereador Geraldin Oliveira (PDT), moderno “papa defunto”, dono de um cemitério. O tucano Augusto Basílio, oposicionista, surpreendeu ao chamar a escolha de “bem-vinda” e “coerente”. Mas depois se explicou no plenário da Câmara:
– A candidatura é bem-vinda porque o prefeito está matando o povo com sua administração. Nada mais coerente: Heráclito mata e Geraldin enterra!

Com André Brito e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br

editorial

Tudo a ver

 

Agora, não é mais um político da oposição que está afirmando. É o comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Boas, que está alertando que os sucessivos cortes que vem sendo feitos elo Governo Federal chegaram a tal ponto que comprometem a segurança nas fronteiras. Esses cortes são tão perversos que, ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook