coluna-social-jocely-abreu

Raio X do problema I

Postado em 18/04/2017 23:38:17

Um diagnóstico feito pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) traz um raio x de um dos serviços mais importantes criado pelo Sistema Único de Saúde para o acolhimento de pessoas com problemas relacionados ao álcool e outras drogas, existente em Rio Branco. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS ADIII) funciona como porta de entrada para o tratamento de pessoas com transtornos mentais, entre os quais, os que são consequência do uso de drogas.

Raio X do problema II
O CAPS é responsável pelo cuidado do usuário dentro da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e está dividido em modalidades, que variam de acordo com vários critérios, entre os quais, o índice populacional do município em que a unidade é instalada. A capital do Acre, por possuir mais de 200 mil habitantes, conta uma das 82 unidades do CAPS AD III que existem no país, segundo o Ministério da Saúde.

Bolsa de estudo I
A Escola Sesc de Ensino Médio abre inscrições para alunos de todo o Brasil. As pré-inscrições estão abertas e podem ser feitas até 5 de maio de 2017, através do endereço eletrônico www.escolasesc.com.br. A seleção permite a concessão de Bolsa de Estudos integral com validade para três anos consecutivos, do Ensino Médio, contribuindo com despesas relativas à instrução, material didático-pedagógico e hospedagem com alimentação.

Bolsa de estudo II
O sistema de aprendizado funciona em tempo integral e numa comunidade residencial de alunos e professores, que prepara para o ingresso no ensino superior, aliado à qualificação profissional, desenvolvida em parceria com o Senac Nacional.

Camerata
A Universidade Federal do Acre (Ufac) convida toda a comunidade para a 1ª Camerata de Cordas, que ocorre nesta quarta-feira, 19, às 20h, no anfiteatro Garibaldi Brasil. O evento tem entrada gratuita e é coordenado pelo professor Leonardo Feichas, do curso de Música da Ufac. Na ocasião, serão apresentadas diversas peças, incluindo duas estreias mundiais. Além do coordenador, participam do projeto os músicos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), Letícia Ribeiro e Alan Uchoa.

Teatro na UFAC
Estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac) montaram um espetáculo teatral inspirado no filme francês “O Baile”. A peça, que carrega o mesmo título do filme, foi apresentada na terça-feira, 11, a bolsistas pró-inclusão e pró-estudo da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes). O trabalho é resultado da disciplina Jogos Teatrais, ministrada no 1º período da graduação. A montagem levou ao palco 17 alunos sob orientação dos professores Leonel Carneiro e Michael Cortes. O espetáculo acabou indo muito além.

Perigo na beleza
O uso de botox na face, com finalidade estética, aplicada por dentistas, virou um caso judicial. A Associação Médica Brasileira, o Conselho Federal de Medicina e as sociedades brasileiras de Dermatologia e de Cirurgia Plástica ingressaram com ação na Justiça Federal da 1ª Região pedindo a proibição da prática. Os médicos alegam que o procedimento ultrapassa os limites de atuação dos odontólogos e informam temer pela saúde do paciente. Queixam-se, ainda, de publicidade tendenciosa e de omissão na fiscalização do Conselho de Odontologia sobre o ato.

O aborto ilegal
O governo será contra ampliar a legalidade do aborto, no pedido de liminar feito ao STF pelo PSOL e o Instituto Anis, organização de defesa dos direitos da mulher. O partido e a ONG lutam pela descriminalização até a 12ª semana da gestação. Com base em pareceres técnicos do Ministério da Saúde, a posição oficial será a de manter a regra atual, de permitir o ato só nos casos de anencefalia do feto, estupro e quando a gestação representa risco para a vida da mãe.

Boca maldita
Os critérios adotados pelo ministro Edson Fachin para a divulgação dos depoimentos de delatores da Odebrecht foram alvo de forte questionamento dentro do próprio STF. O fato dos advogados de pessoas implicadas não terem conseguido cópia das acusações até a noite desta segunda, 17, enquanto a imprensa acessa todo o conteúdo deste a última semana, foi veementemente criticado.


História acreana I
Na mesa do titular o convite para o lançamento do livro Acre, Resgatando a Memória: O Seringueiro na Amazônia, de autoria da arquiteta Valdeci Lima Ribeiro, que acontece dia 5 de maio, na Biblioteca da Floresta.

História Acreana II
O livro percorre os vários caminhos da formação dos seringais, a vida do seringueiro e sua casa sustentável nos seringais amazônicos, em especial no Acre.
A floresta, a borracha, o êxodo das famílias dos seringais com maior demanda para a cidade de Rio Branco as políticas públicas de implantar as construções dos conjuntos habitacionais na década de 1970. Mostra exemplares das primeiras construções de alvenaria do início do século 20 no Acre até a atualidade
e defende o tripé da sustentabilidade na área da habitação social, focando natureza, tecnologia e inovação. O livro recomenda que ao construir as edificações, sejam levados em consideração a cultura, o clima e o meio ambiente das regiões amazônicas.

Lo Braga na festa de Páscoa com a família na belíssima cobertura da Maison Rio Branco

Ines de Oliveira comemorando a vida com o namorado Rodrigo Pereira Rodrigues, em Pirenopolis, no feriado da Semana Santa

Rizomar Araújo no nado com os golfinhos, um mega passeio — em Playa Mujeres, Cancún, México!

editorial

A conferir e cobrar

 

Com números e situações, o governador Tião Viana, a desembargadora Eva Evangelista, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima e outras autoridades do Estado mostraram ao presidente Michel Temer, de forma clara e contundente os males ou a tragédia que o narcotráfico está causando ao Acre e por extensão aos ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook