Rio Juruá chega perto da cota de transbordamento e marca 12,74 metros

Postado em 11/01/2017 17:20:28 BRUNA MELLO

O nível do Rio Juruá continua subindo em Cruzeiro do Sul. Na tarde desta quarta-feira, 11, atingiu 12,74 metros, se aproximando da cota de transbordamento, que é de 13 metros. Na terça-feira, 10, o manancial marcava 12,55 metros. Durante a última semana, o Rio Juruá se manteve acima da cota de alerta, que é de 11,80 metros.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do município, coronel Marcelo Araújo, se as águas continuarem a subir rapidamente, o rio deve transbordar neste final de semana.

“As chuvas por aqui estão em baixa intensidade nos últimos dias, mas a referência que altera o nível do rio para mais ou para menos é do município de Marechal Thaumaturgo”, explicou.

A cheia do rio afeta diretamente cinco bairros: Lagoa, Várzea, São Salvador, Miritizal e Olivença. De acordo com o Plano de Contingência do município, em caso de alagação do Rio Juruá as primeiras 30 famílias afetadas sairão de suas residências e passarão a receber o benefício do aluguel social.

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre segue aumentando. Na manhã desta quarta-feira, 11, as águas atingiram 7,86 metros. Na terça-feira, 10, o manancial marcava 7,59 metros.

Devido ao grande volume de chuva em todo o estado, membros da Defesa Civil e de setores ambientais se reuniram com a governadora em exercício Narareth Araújo para discutir o monitoramento da cheia dos rios acreanos.

Para as autoridades, as maiores preocupações com possíveis enchentes são em Tarauacá, Cruzeiro do Sul e toda a Bacia do Rio Acre. A diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Vera Reis, diz que o volume de chuvas deve ficas acima da média no primeiro trimestre de 2017, causando a cheia dos rios. Porém, nada próximo a alagação histórica de 2015.

editorial

A questão está posta

 

De todas essas reuniões que estão se sucedendo em Brasília entre o Governo Federal, inclusive com o presidente da República, com governadores e secretários, a sociedade espera medidas urgentes e eficazes para, primeiro, evitar novas chacinas nos presídios, e depois combater a criminalidade, em toda sua abrangência. Neste sentido, os secretários ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook