Rio Juruá continua subindo e se aproxima da cota de transbordamento

Postado em 10/01/2017 16:36:21 BRUNA MELLO

 Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá continua subindo e na manhã desta terça-feira, 10, atingiu 12,53 metros, se aproximando da cota de transbordamento, que é de 13 metros. O Corpo de Bombeiros segue monitorando a situação do manancial.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Marcelo Araújo, a previsão é que o rio continue subindo nas próximas 24 horas, mas estabilize por pelo menos uma semana.

“A previsão que temos é de tempo nublado e chuvas esparsas para os próximos dias. Mas acreditamos que o rio vá estabilizar”, disse.

Durante a última semana, o Rio Juruá se manteve acima da cota de alerta, que é de 11,80 metros. O coronel explica que se o manancial atingir a cota de transbordamento, as famílias ribeirinhas permanecem em suas residências. “Aqui as famílias só são retiradas de suas residências quando o rio está acima de 13 metros”.

Como medida de segurança, a Eletrobrás Distribuição Acre suspendeu o fornecimento de energia dos bairros Lagoa e Boca Moa. Ao todo, 222 famílias estão no escuro. A cheia do rio afeta diretamente cinco bairros: Lagoa, Várzea, São Salvador, Miritizal e Olivença.

De acordo com o Plano de Contingência do município, em caso de alagação do Rio Juruá as primeiras 30 famílias afetadas sairão de suas residências e passarão a receber o benefício do aluguel social.

Rio Acre sobe 27 centímetros nas últimas 24h

Na Capital, apesar do nível do Rio Acre estar longe de 14 metros, que é a cota de transbordamento, as águas estão subindo rapidamente. Nas últimas 24h o manancial aumentou 27 centímetros. Na segunda-feira, 9, o rio marcava 7,32 metros, nesta terça-feira, o nível era de 7,59 metros, de acordo com o monitoramento realizado pela Defesa Civil.

Vale lembrar que o Acre está na metade do período conhecido como inverno amazônico – caracterizado por grande volume de chuvas na região. Por esse motivo, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de uma enchente. A previsão para os próximos dias é de chuva em todo o estado, sobretudo nas cabeceiras do rio.

 

 

editorial

Até que enfim

 

Até que enfim parece que os deputados, tanto da oposição como da situação, fizeram uma cobrança conjunta e incisiva sobre a necessidade urgente de o Dnit começar a recuperação da BR-364, no trecho para Cruzeiro do Sul. Como se noticiou ontem, os deputados alertaram que, se medidas urgentes, não forem tomadas ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook