Coluna Política Local – 04.01.2017 – Jornal A Gazeta

Coluna Política Local – 04.01.2017

Segurança Pública O governo do Estado iniciou o ano de 2018 mantendo a intensidade nas ações de segurança. Na última segunda-feira, 1º, o governador Tião Viana entregou 20 novas motocicletas para a Polícia Militar.

Equipamentos
Esses novos equipamentos fazem parte de uma primeira etapa para o fortalecimento do Grupamento de Intervenções Rápidas e Ostensivas (Giro) da PMAC, que chegará a 100 motocicletas este ano.

Tião disse
“É uma estratégia forte de presença, de agilidade e mobilidade para redução da criminalidade, construindo uma cultura de paz”, disse o governador.

Garante gratificações
Após esclarecimento do Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o Ministério Público (MPAC) garantiu que irá realizar um estudo mais aprofundado sobre sua recomendação de cálculo da sexta parte dos militares.

Solução
Na terça-feira, 2, as partes realizaram um diálogo e foi apresentada a legislação específica da categoria militar e o MPAC irá analisar novamente sua decisão. Esse estudo terá como objetivo a unificação das gratificações e compensação salarial.

Dureza
A disputa por uma vaga na Câmara Federal será bem difícil, portanto, o PSD terá que trabalhar dobrado para eleger o atual presidente do BASA, Marivaldo Melo.

Contas atrasadas
Dos 22 municípios acreanos, sete entraram o ano de 2018 com as contas atrasadas e não poderão obter empréstimos ou receber recursos de emendas parlamentares até sanarem suas pendências. São eles: Assis Brasil, Xapuri, Santa Rosa, Capixaba, Jordão, Bujari e Senador Guiomard.

Chapa própria
Embora muitos apostassem que PT, PSB e PCdoB formariam uma chapa na disputa a uma vaga na Aleac, pelo andar da carruagem não será assim. Circula nos bastidores a notícia de que o PSB decidiu sair com chapa própria.

Trabalho duro
Não será uma eleição fácil para o PSB. Manoel Morais, que busca reeleição, e os demais candidatos terão que trabalhar duro para alcançar o resultado desejado.

Nomes fortes
Eliane Sinhasique, Roberto Duarte, Antonia Sales e Meiri Serafim são alguns dos nomes fortes que concorrerão a uma vaga na Aleac. A oposição vem com uma turma boa e com chance de aumentar o número de representantes na Casa do Povo.

Quem vai?
Chegou a esta coluna a informação de que o vereador N. Lima (DEM) não disputará mais uma vaga na Câmara Federal. Ao que parece, ele sairá candidato ao parlamento estadual e com o aval do filho, Wendy Lima, detentor de um mandato na Aleac. Apenas conjecturas.

Foi sancionado
O vereador Mamed Dankar comemorou a sanção da lei que institui o Boletim Escolar Eletrônico nas escolas da rede de ensino. De sua autoria, a matéria tem como objetivo disponibilizar aos pais, por meio de um portal do aluno, notas e frequências na escola.

Relevante
Trata-se de uma medida que facilitará o acompanhamento dos pais ao desenvolvimento escolar de seus filhos.

Apenas os pais
Ainda sobre o Boletim Escolar Eletrônico, vale ressaltar que o sigilo dos dados será garantido, de forma que possam ser acessados somente pelo aluno e por seus representantes legais, mediante senha cadastrada.

Ele disse
“Tenho a honra de ter feito essa lei que permite avanços no acompanhamento da vida escolar de nossos estudantes”, disse Dankar.

Sancionada também
Foi sancionada ainda a lei que isenta os doadores de medula óssea do pagamento da taxa de inscrições em concursos públicos realizados pelo município.

Finalidade
O objetivo da lei é incentivar o aumento de doadores acreanos cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Esse aumento visa reverter a posição do Acre, registrado como o estado brasileiro com menor número de voluntários (6.129).

Produtividade I
Bons projetos foram aprovados na Câmara de Rio Branco ao longo de 2017. Sem falar nos debates ocorridos na Casa. Em muitos momentos, o parlamento municipal se sobressaiu ao estadual.

Destaques
Destaco os vereadores Mamed Dankar (PT), Eduardo Farias (PCdoB), Rodrigo Forneck (PT), Emerson Jarude (Livres), Jackson Ramos (PT) e Artemio Costa.

Oposição
Na oposição, os vereadores Roberto Duarte e Lene Petecão, ambos do PMDB, foram os mais combativos.

Assuntos desta notícia