Setembro Amarelo

Postado em 22/09/2016 23:29:52 BRUNA MELLO

Muitas pessoas ainda tem receio de falar sobre suicídio, mas esse é um tabu que é preciso ser quebrado. Este mês foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceira com o Conselho Federal de Medicina, para ser o mês de combate ao suicídio.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Você sabia que o Brasil é o oitavo país com maior número de suicídios? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 32 brasileiros morrem diariamente vítimas de suicídio.

Os números são ainda mais preocupantes em relação aos jovens. O suicídio mata mais pessoas entre 15 e 29 anos do que HIV em todo o mundo. Ao todo, 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, de acordo com a OMS. Para cada concretização do ato, houve 20 tentativas frustradas.

Com esses números alarmantes fica claro que suicídio é coisa séria e que o assunto precisa de mais atenção, não é? Muita gente ainda acha que depressão e alguns comportamentos suicidas são “coisas de gente fresca”, mas não são.

Nem sempre uma pessoa que fala sobre suicídio quer apenas chamar atenção. Por isso, é preciso ficar muito atento a qualquer tipo de ameaça de fazer mal a si mesmo. Ameaçar é o primeiro passo para concretizar o ato. Uma pessoa com comportamento suicida precisa de ajuda profissional. Procurar acompanhamento especializado com psicólogos e psiquiatras não é feio, e muito menos coisa de gente “maluca”.

Neste sábado, 24, acontece a Caminha pela Vida que vai marcar a campanha de conscientização na capital acreana. A concentração será às 8h, no Canal da Maternidade, próximo ao Bob’s. Vamos juntos nessa?

editorial

A questão está posta

 

De todas essas reuniões que estão se sucedendo em Brasília entre o Governo Federal, inclusive com o presidente da República, com governadores e secretários, a sociedade espera medidas urgentes e eficazes para, primeiro, evitar novas chacinas nos presídios, e depois combater a criminalidade, em toda sua abrangência. Neste sentido, os secretários ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook