Triste espetáculo

Postado em 01/11/2016 23:34:16 BRENNA AMÂNCIO

Já imaginou como seria o mundo se todos os seus erros fossem expostos nas redes sociais para você ficar sendo massacrado por quem nem te conhece? Nesse terrível pesadelo, você teria cada parte sua despida, ridicularizada e desrespeitada por pessoas que não participaram da sua vida, das suas quedas e das suas vitórias.

Esse mundo já existe e estamos nele, mas apenas alguns tiveram a infelicidade de cair nessa teia. Ninguém está imune de passar por tal situação. Nosso “teto de vidro” pode não ser tão resistente o quanto queremos.

As redes sociais são as guilhotinas da nossa época. Essas ferramentas de interação podem ser afiadas e servem como a pena de morte pública de muita gente.
Se de um lado, pessoas, seres humanos, sofrem com os comentários cruéis de um desconhecido, do outro lado têm dedos trêmulos e malucos para começar a digitar ofensas.

Às vezes, o grande erro da pessoa é simplesmente expor uma opinião. Ela também pode ser alvo desse triste espetáculo pela cor da pele, ou por defender uma ideologia política, talvez por ser homossexual, ou por ser feminista, ou porque simplesmente não é como os julgadores queriam que ela fosse.

Perceba que não há motivos para a intolerância, ignorância e canalhice. Quem é babaca não precisa de motivo para sê-lo.

Os julgadores se tornam corajosos quando estão atrás de um computador ou de um celular. Fazem comentários ofensivos em busca de curtidas e popularidade. Longe dessas ferramentas, podem até se passar por gente comum, incapaz de levantar a voz ao próximo.

Todo o dia vejo casos assim e, sinceramente, percebo que falta empatia no mundo. Sim, as pessoas são diferentes, únicas, e sim, todas erram. Agora é bom analisar se passamos mais parte do nosso tempo na internet atacando e acusando os outros do que fazendo algo de útil.

Eu sei que não importa o que seja dito, a guilhotina virtual vai continuar cortando, deixando marcas profundas e, talvez incuráveis, em suas vítimas.

Brenna Amâncio é jornalista.

editorial

Dias de incertezas e turbulência

 

A sociedade brasileira precisa se preparar para dias de intensa turbulência política com o julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral da chapa Dilma-Temer, que deverá começar na próxima semana. Ontem mesmo, o Ministério Público Eleitoral já emitiu parecer favorável à cassação e alguns analistas políticos mais isentos, juristas e até ministros do ...

Leia mais...

clima

Rio Branco - AC
agazetanofacebook