X

ELES USAM CHAPÉU

Aprenda a usar chapéus adequados ao seu biotipo e personalize seu look

A moda realmente é uma grande caixa de surpresas! Imaginem que depois de tantos anos esquecidos, o chapéu voltou com tudo. Para se proteger do sol ou da chuva, enfeitar a cabeça ou mesmo para se destacar em algum evento que exija um pouco mais de elegância, usar um chapéu faz toda a diferença. Apesar do diferencial, após a década de 70 o chapéu caiu em desuso, retornando somente esse ano com força total às passarelas dos desfiles de moda do inverno e permanecendo no verão. Nos desfiles internacionais eles são sempre atrações à parte, seja pela exuberância, pelo charme que conferem a quem o usa, ou mesmo por estarem novamente em alta. Por isso, o acessório vem ganhando novamente espaço nos guarda-roupas. Mas o chapéu atual não é o mesmo de antes. Hoje, numa mistura de new fashion com estilos de vida variados, são criadas diversas maneiras de usá-lo e de ficar na moda. Nessa estação, as vedetes são os chapéus de palha, o Panamá e o famoso Fedora, um chapeuzinho de abas curtas que inicialmente era feito de feltro, mas agora chega mais leve, divertido e colorido. Bonés e boinas vintage também continuam em alta. Para mostrar essa tendência, elegemos o look usado por modelos jovens e experientes revelados pela OFICINA DE MODELOS que estarão na equipe de monitores e instrutores do curso que celebra os 20 Anos de fundação da escola de modelos mais tradicional do Acre, a partir do dia 1º de dezembro, no Mira Shopping. As fotógrafas-instrutoras Val Fernandes, Talita Oliveira e Débora Mangrich mostram que também têm muito estilo.  Então é só escolher um chapéu que tenha a ‘sua cara’ e sair por aí na moda!

QUAL MODELO USAR?
Na hora de optar pelo acessório, é bom prestar atenção em alguns detalhes, tais como: o local e o horário do evento e até mesmo o tipo físico da pessoa.

# A altura, o tipo do rosto e o tamanho do pescoço, por exemplo, são elementos que devem ser levados em consideração na hora da escolha do chapéu.

# Pessoas muito baixas devem evitar aqueles com abas muito grandes e optar pelas abas médias e pequenas. Já as mulheres mais altas ficam bem com modelos com abas maiores.

NOSSAS DICAS!
O chapéu pode ter tanto senso de humor quanto de formalidade. Pode vestir sublime ou, no descuido, parecer caricato.
Em primeiro lugar, avalie o tamanho do rosto e do corpo. Isso é fundamental. Anote:

# Não tente combinar o chapéu com a roupa. Vai parecer figurino da Rainha da Inglaterra.

# Esqueça os chapéus glamourosos de Joan Collins em “Dinasty”. Quanto mais casual o chapéu, melhor o efeito.

# A melhor cor vai depender de cada pessoa. Os neutros garantem menos notoriedade.

# Chapéus com abas grandes ficam melhor em cabelos curtos, médios ou presos.

POR QUE CHAPÉU?

# A palavra chapéu vem do latim antigo “cappa”, “capucho”, que significa peça usada para cobrir a cabeça
ONDE COMPRAR

# Roupas, acessórios e chapéus de IRIS TAVARES

Modelos: Viviane Lobo, Valéria Geovanna Lopes e Eudivan Carneiro
Convidados: Thiago França, Rafaella Angelim, Talita Oliveira, Val Fernandes e Débora Mangrich
Agência: Oficina de Modelos
Fotografia e tratamento: Marco Brozzo
Agradecimentos: Estúdio Tavares


Branco, cáqui ou caramelo, o Panamá combina com todos os estilos de roupa, como esse look boyfriend usado pela top Viviane Lobo
Chapéus Panamá têm abas curtas e combinam com cabelos longos como o da modelo Valéria Geovanna Lopes


Mais uma versão do chapéu Panamá usado com batinha e jeans pela jovem guitarrista Rafaella Angelim, uma das presenças confirmadas na Oficina de Modelos


O ator e modelo Thiago França, convidado especial da Oficina de Modelos 20 Anos costuma usar chapéu de praia de tecido para se proteger do sol forte de Recife-PE, onde reside

O chapeú Panamá é o modelo predileto dos homens de todas idades, como o modelo-revelação Eudilvan Carneiro


Trio de fotógrafas cheias de charme… Val Fernandes usa chapéu Fedora. Talita Oliveira e Débora Mangrich optaram pelas boinas vintage xadrezes

BOTA FORA
Na despedida do publicitário Janu Schwab de Rio Branco, ocorrida no RESTAURANTE SHIRAKAWA, o clima era de alegria pela conclusão do trabalho de criação da campanha de divulgação da OFICINA DE MODELOS 20 ANOS, executada pela agência Cia. de Selva. Antes de embarcar para residir e trabalhar em São Paulo, ele assinou o moderno e impactante design gráfico dos cartazes, panfletos, adesivos de carros, outdoors, banners, camisetas e squeezes. Na foto, Janu com a turma envolvida no projeto: Claudinha Bártholo, Jackie Pinheiro e Bruna Guedes.


Claudinha Bártholo, Jackie Pinheiro, Janu Schwab e Bruna Guedes

 AS PÉROLAS SÃO ETERNAS
Eleitas os “acessórios” do momento e imortalizadas por ícones da moda como Chanel, Audrey Hepburn, Jackie Kennedy e a Princesa Diana, as pérolas se firmaram como complemento necessário no look das mulheres modernas, por serem democráticas e caírem bem em qualquer produção, do básico ao chic. Na foto de Marco Brozzo, a modelo Nayara Oliveira reafirma o poder das pérolas. Onde encontrar? Na loja ANA SHIRLEY JÓIAS E SEMIJÓIAS.


Nayara Oliveira

 FILME ACREANO É VICE NOS PAMPAS GAÚCHOS
O curta de 14 minutos, “Uma noite no colégio”, da escola estadual acreana Dr. José Rodrigues Leite conquistou o segundo lugar no Festival de Vídeo Estudantil de Guaíba, no Rio Grande do Sul, concorrendo com outros 67 filmes na categoria ficção. Essa é mais uma conquista do projeto acreano “Curta-Jovens”, idealizado pelo videomaker Nicola Di Grazia, que teve o filme “Amores Imperfeitos” de alunos do Colégio Meta, também premiado em 2008 com o terceiro lugar na categoria ficção e vencedor do voto popular no mesmo festival. Na premiação a escola foi representada pela diretora Geralda Dávila e pelas alunas Leny Mara (C) e Luena Almeida (D), graças ao apoio da Secretaria de Estado de Educação. 

Geralda Dávila, Leny Mara e Luena Almeida

***
O premiado cineasta italiano estará ministrando as aulas de vídeo juntamente com os atores Francine Mello e Thiago França, e a apresentadora Claudinha Bártholo, na OFICINA DE MODELOS 20 ANOS. Mais informações em www.oficinademodelos20anos.blogspot.com e pelo telefone 9968-7888. 

TOP TEN
* Sexta-feira, 27, o Brasil mergulha no cinema acreano. Nesse dia o documentário O MERGULHO, vencedor acreano da quarta edição do DOCTV, será exibido em rede nacional pela TV Cultura. Dirigida por Silvio Margarido, a obra revela histórias de moradores de Rio Branco e sua relação com o Rio Acre, bem como as transformações ocorridas ao longo dos anos.
***
Teve início na segunda, 20, a SEMANA DA MÚSICA, com diversas atividades e shows em sua programação. O evento também abriga o Fórum Estadual Setorial de Música que reúne artistas, gestores de cultura, centros educacionais, cooperativas de músicos e empresários ligados ao ramo para discutirem os rumos da cena musical acreana. O trabalho será iniciado no dia 26, às 18h, no Teatro de Arena do SESC e encerrado no dia 29. 
***
Entre as atividades da Semana da Música está a exibição do documentário PEDRINHA DE ARUANDA, que aborda as comemorações do aniversário de 60 anos da cantora Maria Bethânia, com uma apresentação em Salvador e uma missa em Santo Amaro, sua cidade Natal. Hoje, 25, às 19h, no Theatro Hélio Melo.
***
O design do blog e da página da OFICINA DE MODELOS 20 ANOS no Orkut leva a assinatura do talentoso designer gráfico Denison da Luz, responsável por importantes trabalhos como os sítios da Bliblioteca da Floresta, dos Geoglifos e do jogador da seleção brasileira Alex Silva.
***
Quem ainda não aproveitou a promoção das ÓTICAS IPANEMA ainda tem tempo de mandar fazer os seus óculos e ganhar uma das 5.000 armações gratuitas que a rede de óticas está dando aos clientes.
***
Com a aproximação do verão, a incidência solar é mais forte e os cuidados com a pele devem ser redobrados. Em dias de muito sol e calor, abuse dos protetores. Cuide da pele com a linha de fotoproteção tonalizante (própria para maquiagem) da Adcos, composta de pó compacto, gel creme e base stick, com fator de proteção solar de 21 a 40, indicados para todos os tipos de pele. Onde encontrar? Nas ROSASFARMA.

JOGUE VERDE

CASTANHA DO ACRE TIPO EXPORTAÇÃO! A Castanha do Brasil fatiada e salgada e o Biscoito de Castanha do Brasil fabricados pela indústria acreana MIRAGINA fazem parte do Projeto Eco Social Le Lis Blanc que busca valorizar a cultura e diversidade do nosso país. A iniciativa vai muito mais além do valor nutritivo do alimento. Valorizar a Castanha do Brasil significa trabalhar com as comunidades extrativistas de forma justa e ecologicamente correta, promovendo o desenvolvimento sustentável. Essas delícias podem ser encontradas nos SUPERMERCADOS ARAÚJO e também acondicionadas em embalagens com rótulos exclusivos nas lojas Le Lis Blanc! As castanhas são ideais para aperitivos e os biscoitos são ótimos acompanhamentos para chás, sucos e cafés.

Categories: Gazeta Estilo
A Gazeta do Acre: