Política local 19/11/2009

“Sua ausência na audiência pública, não é um desprestígio para mim, mas para a Câmara Municipal”.
    Vereador Juracy Nogueira (PP), sobre a secretária Márcia Regina.

Citando Nelson Rodrigues
Citando a frase do escritor Nelson Rodrigues: “toda unanimidade é burra”, figura de proa petista me disse ontem que, o melhor a ter acontecido na FPA pela indicação da segunda vaga do Senado, foi a sedimentação da candidatura do deputado federal Fernando Melo (PT) no partido, para contrapor à do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), que até aqui corria isolada na raia.

Não blefa
Segundo a mesma fonte, o deputado federal Fernando Melo (PT) não blefa quando coloca que a sua candidatura é ancorada em setores importantes do partido. Por mais que eu insistisse, só contou o milagre: não deu os nomes dos santos.

Trombada nacional
O ex-prefeito Normando Sales (PSDB) resolveu trombar com a decisão da executiva nacional do PSDB, que desmarcou a pré-convenção do dia 28 para a escolha do candidato ao Senado e articula para marcar uma nova para 15 de dezembro.

Brecado novamente
Segundo fonte tucana confiável, a exemplo da primeira, a segunda tentativa também será brecada pela direção nacional do PSDB.

 Palavra de mulher
A deputada Idalina Onofre (PPS) revelou ontem, na Aleac, um fato grave, segundo ela, que ocorre na Maternidade de Cruzeiro do Sul: só existem vagas para as mulheres marcarem consultas a partir de janeiro.

Debate gerado
O deputado Thaumaturgo Lima (PT) contrapôs a informação debitando o aumento da demanda de consultas na Maternidade ao fato da gestão do prefeito Wagner Sales não estar atendendo a contento quem procura os postos de Saúde de Cruzeiro do Sul.

Versão contrária
A réplica veio na palavra da deputada Antonia Sales (PMDB), de que o deputado Thaumaturgo Lima (PT) é mal informado, já que nos postos de Saúde o atendimento por lei é básico, e quem faz os procedimentos de média e alta complexidade é o Estado.

Chamem o Osvaldo
Seria bom que o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, se pronun-ciasse com dados sobre a denúncia da deputada Idalina Onofre (PPS), já que Thaumaturgo Lima (PT) e Antonia Sales (PMDB) puxaram brasas para suas sardinhas.

Não vai mais
Agora foi a vez dos vereadores se indignarem com a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, que tinha aventado a possibilidade de ser ouvida hoje na Câmara Municipal, mas ontem, por terceiros, disse que não vai mais.

Discurso de protesto
O vereador Juracy Nogueira (PP), autor do requerimento com o convite era um dos mais indignados ontem, e promete para hoje um discurso duro de protesto pelo pouco caso, que deverá ser acompanhado por outros vereadores.

Bem encaminhada
A candidatura do professor Ermício Sena (PT) a deputado esta-dual vai se encaminhando bem: já tem o apoio dos prefeitos de Xapuri, Assis Brasil, e do subsecretário de Saúde, Sérgio Roberto. Ermício é um quadro qualificado.

Rebate falso
O ex-deputado federal João Correia (PMDB) revelou ontem à coluna que sua candidatura ao Senado pelo PMDB continua mais firme do que nunca, e a única maneira de recuar seria o partido não lhe dar legenda.

Apoio importante
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB), no seu jeito franco, chegou para o Márcio Bittar (PSDB), e foi taxativo: “saia candidato ao Senado que serei seu principal cabo-eleitoral no Juruá”.

Não desiste
O ex-prefeito de Sena Madureira, Nílson Areal, acha tanto que poderá reverter sua cassação por compra de votos no TSE, que compareceu leve e fagueiro à reunião dos prefeitos com a bancada federal.

Cumprir a lei
O deputado Walter Prado (PDT) apresentou ontem ao governo um ante-projeto regulamentando a aposentadoria especial para os policiais aos 30 anos de serviço, a exemplo do que está fixado na legislação federal.

Greve na pauta
Prado avisou que se o governo não atender e a recusa redundar em greve, será o primeiro a apoiar o movimento.

Desprestigiado
Deputados estaduais que foram até Cobija voltaram decepcionados com os hermanos, cujas autoridades políticas não deram bola para o encontro, sendo que apenas um suplente de senador deu as caras na reunião para discutir problemas da fronteira.

Fato ressaltado
O fato negativo foi ressaltado e repudiado ontem na tribuna da Aleac pelo deputado Luiz Calixto (PSL).

Protesto nuclear
O deputado Chagas Romão (PMDB) roubou a cena ontem na Aleac, ao protestar na tribuna aos gritos de “quero paz” e “não quero urânio”, contra a vinda ao Brasil do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

Claque mixuruca
Para a cena ser mais patética ainda levou uma claque mixuruca com cartazes para marcar a sua indignação

Viagem cancelada
Aproveitou para apresentar um requerimento pedindo que a Aleac envie ao presidente Lula uma “Moção de Repúdio” contra a visita do iraniano, que depois do discurso de ontem do Chagas, chateado, por certo, não virá mais ao Brasil.

Três dias
O ex-prefeito de Feijó, Juarez Leitão, tem três dias para conseguir no TSE a suspensão da nova eleição para prefeito do município, marcada para o próximo domingo.

Ainda lidera
O candidato Dindim (PSDB) não tem a mesma folga do início da campanha sobre a adversária Jaciara Rodrigues (PT), mas ainda lidera.

Melhor não realizar

Sem a presença da secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, a discussão sobre a violência marcada para hoje pela Câmara Municipal de Rio Branco em forma de audiência pública, perdeu o sentido de ser, porque não adianta debater com algum aspone que for enviado. Ficaria melhor para os vereadores não levar avante a idéia já que a principal parte a ser questionada não irá.

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation