1 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Medicina: formados no exterior têm apoio de Lula e Amac

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/11/2009 - 20:44
Manda no zap!CompartilharTuitar

mdicos
Pelo direito de salvar vidas. O lema dos médicos formados na Escola Latino-Americana de Medicina (Elam) está mantido e o grupo que luta pela revalidação dos diplomas no país obteve apoio de peso: “trataremos o assunto com carinho. É justo socialmente”, disse a eles o presidente Lula após um encontro com o grupo, na manhã desta quarta-feira. A deputada federal Perpétua Almeida, juntamente com o deputado Nilson Mourão, avaliam que as declarações do presidente aumentam as esperanças de que esses profissionais sejam acolhidos pelo sistema de ensino superior brasileiro no primeiro semestre de 2010, de forma irreversível.

A deputada acaba de atender um apelo feito por vários prefeitos acreanos, que estiveram em seu gabinete no final da tarde desta quarta-feira, para produzir um documento no qual a Associação dos Municípios do Acre (Amac) reafirma a carência de médicos no interior do estado. O ofício, em nome da parlamentar, é endereçado a Raimundo Angelim, prefeito de Rio Branco e presidente da associação. A revalidação, neste caso, surge como solução para melhorar a prestação do serviço essencial na área de saúde e combater o déficit de profissionais em regiões remotas da Amazônia.

Esta situação foi destacada pelo grupo de prefeitos como emergencial e a Amac – instituição que dá apoio técnico aos projetos de investimento social nas 22 cidades acreanas – deve referendar apoio irrestrito à causa nos próximos dias, considerando que mais de 500 formados são naturais de estados amazônicos, dentre os quais 50 do Acre.

“No Acre, as instituições são solidárias a esta causa. Cuba, afinal de contas, forma cerca de 100 médicos brasileiros todo ano. Existem quase 5 mil acreanos fazendo Medicina na Bolívia. O Brasil precisa, antes de tudo, agradecer por isso. E, claro, tratar a revalidação como causa urgente do ponto de vista social”, disse a deputada.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Por outro lado, o edital do projeto piloto – exame que vai referendar, no Brasil, os diplomas emitidos fora do país – também já será lançado em janeiro próximo, sendo que as provas devem ser realizadas até, no máximo, o mês de março. A decisão é do Grupo de Trabalho composto por uma comissão interministerial, e contempla apenas as provas teóricas e práticas, inclusive aos formados em outros países, apontando o exame como de caráter eliminatório, em etapas anuais, nas 21 universidades que aderiram à idéia. A Ufac é uma delas.

No entanto, os recém-formados apelaram ao presidente Lula a necessidade de o governo reconsiderar, no projeto piloto, a complementação das disciplinas Epidemiologia e Regulamentação do SUS como critério de revalidação do diploma emitido no exterior.  Assim, mesmo que sejam reprovados nas provas teóricas e práticas, os médicos teriam uma segunda chance de revalidação.

Janilson Lopes, que preside a Associação Nacional de pais e médicos Formados em Cuba, informou que “as últimas notícias envolvendo a nossa luta são as mais animadoras e nos projetam para um desfecho satisfatório já nos próximos meses”.

(Foto e texto: Divulgação)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Alerta de dengue faz Semsa aumentar trabalhos gradativamente na Capital

Próxima Notícia

Vigilância apreende quase uma tonelada de alimentos estragados

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Festival ‘Manifesta-se’ retoma tradição artística e política na Ufac com foco na diversidade

31/01/2026
Rio Branco está entre as capitais mais bem administradas do país. Foto: Walcimar Júnior
Destaques Cotidiano

Rio Branco fica em 18º lugar entre capitais em inovação e dinamismo econômico, aponta ranking

31/01/2026
A portaria do MEC foi publicada no ultimo dia 29 e é retroativa a todo o mês de janeiro. Foto: Reprodução
Geral

Portaria do MEC que garante novo piso salarial do magistério e retroatividade é publicada no Diário Oficial da União

31/01/2026
A mudança de DDD promete baratear os custos para o usuário. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Destaques Cotidiano

Estado vai passar por mudança no DDD que promete reduzir custos de telefonia para acreanos

31/01/2026
Friale compartilhou a previsão do tempo para o mês de fevereiro. Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Friale afirma que cenário climático exige atenção redobrada para o mês de fevereiro

31/01/2026
O quadrinista acreano, Francisco Moreira, e o fisiculturista, Ramon Dino, foram homenageados. Foto: Reprodução
5º destaque

Inspirado em Ramon Dino e em quadrinista acreano, herói “Filho do Acre” entra para HQ nacional

31/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Vigilância apreende quase uma tonelada de alimentos estragados

Patrícia Rego, Sammy Barbosa e Álvaro Luiz são eleitos para lista tríplice do MPE

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre