Para encerrar um ciclo de 106 obras e ações do Governo do Estado e comemorar os 106 anos do Tratado de Petrópolis, o governador Binho Marques promoveu ontem um show com uma das maiores duplas sertanejas do Brasil: Chitãozinho e Xororó. O evento coroa a programação de comemoração dos 06 anos da Assinatura do Tratado de Petrópolis e ocorreu logo após a entrega das obras de duplicação da Rodovia AC-40, estrada que liga Rio Branco a Senador Guiomard.
Para duplicação e urbanização-40, foram investidos R$ 18 milhões em recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Governo do Acre. “Este é o trecho em rodovia estadual de maior fluxo de veículos leves e que registrava altos índices de acidentes. Estas obras irão melhorar muito a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas”, reafirmou o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroviária do Acre (Deracre), Marcus Alexandre.
A conhecida Curva do Tucumã, região em que os acidentes tinham se tornado rotina, teve sua curvatura reduzida, o que elevou as condições de segurança para os usuários. O Deracre mantém, além da fiscalização de rotina, uma auditoria para assegurar a qualidade da obra.
A restauração e duplicação na AC-40 atende a uma Zona Especial de Desenvolvimento (ZED) que vem atraindo investimentos privados à região. Além disso, está conectada à Estrada do Pacífico, ligando o Brasil aos portos do Sul do Peru. Sua duplicação moderniza o trânsito e traz segurança e qualidade de vida a usuários e moradores da região. “O que eu acho – e pelo que posso ver – é que vai melhorar muito para nós daqui”, disse Manoel Oliveira, dono da Mania Lanches, localizado na comunidade do entroncamento da AC-40 com o Ramal Galiléia. (Agência de Notícias do Acre)