Prefeitura promove programação no dia mundial de luta contra a Aids

PREFEITURA_OK

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece no dia 1º de dezembro, a prefeitura de Rio Branco promove uma extensa programação que será iniciada no dia 30 de novembro, com palestras, folders, vídeos e peça de teatro. Com o tema “Viver com Aids é possível. Com preconceito não”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) busca conscientizar as pessoas sobre os riscos da doença.

O primeiro caso de Aids no país foi notificado em 1983. Nesse mesmo ano começou a mobilização brasileira para o enfrentamento da epidemia, com a união de forças entre o governo e a sociedade civil. A primeira ação foi em São Paulo, com a criação da Coordenação Estadual de DST/Aids pelo governo estadual e a mobilização de ativistas em Organizações não Governamentais (ONG) de pessoas vivendo com o HIV.

O Brasil é referência mundial no combate a doença. Os óbitos foram reduzidos em mais de 50%; a epidemia está estabilizada, com tendência à queda desde o ano de 2000; todos os doentes têm acesso universal e gratuito ao tratamento e aos exames; e a estimativa do Banco Mundial de que em 2000 o Brasil teria 1,2 milhão de infectados não se confirmou. O país virou o século com uma estimativa de 600 mil pessoas com o HIV, ou 0,5% da população. Isso mostra o sucesso dos programas preventivos e educativos, que levam o país a um dos mais altos índices de uso do preservativo no mundo: 58% nas primeiras relações sexuais.

Confira programação completa

A abertura da campanha do dia mundial ocorrerá dia 30 de Novembro, das 14 às 20 horas, no Teatro Plácido de Castro, com as seguintes atrações:

•    Palestra sobre HIV/AIDS e Hepatites ministrada pela Drª. Cirley Lobato;

•    Apresentação de peças teatrais;

•    Premiação dos profissionais de saúde e das pessoas que se destacaram nas ações de prevenção às DST/HIV/AIDS e Hepatites com o troféu Francisco Dantas e com a camiseta da campanha;

•    Premiação dos alunos ganhadores da VI Edição dos Jogos da Prevenção – Projeto Esporte & Saúde;

•    Troca de experiências exitosas da equipe de prevenção de Porto Velho – RO com a de Rio Branco – Acre – Projeto Esporte & Saúde;

•    Protagonismo Juvenil – Mobilização através dos alunos do Projeto Esporte & Saúde e Saúde e Prevenção na Escola.

1º de Dezembro

O CTA Municipal do Centro de Saúde Cláudia Vitorino promoverá as seguintes ações, das 08 às 11 horas:

•    Apresentação de peças teatrais educativas;

•    Rodas de Conversa;

•    Oficinas de sexo seguro;

•    Sorteio de brindes.

01 a 04 de Dezembro

•    Intensificação das ações de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde;

•    CINEMA MOSTRA AIDS ACRE – A Associação de Homossexuais do Acre – AHAC – e o Coletivo Lamparina, em parceria com a Coordenação Estadual e Municipal de DST/AIDS e o apoio da ABDeC/Acre realiza de 1º a 4 de Dezembro, na Filmoteca Acreana, o projeto Cinema Mostra Aids, com debate após as exibições e disponibilização de preservativos:

 (Da assessoria de comunicação da prefeitura de Rio Branco)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation