O primeiro Vestibular da Amanda

 Amanda é sobrinha biológica do meu marido e minha de coração. Depois de um ano de exaustivo estudo, ela encarou o concorrido vestibular da Universidade Federal do Acre, movida pelo sonho de conquistar uma das 40 vagas do curso de Medicina. A disputa é acirrada, 45 por vaga.

Mas isso não foi motivo de desânimo para a determinada, prestes a completar 17 anos está certa que a sua missão neste mundo é salvar vidas. Em seu livro “Nunca desista dos seus sonhos”, Augusto Cury, nos convida a em algum momento da existência questionar nossas vidas e analisar pelo que estamos lutando.

– Quem não consegue fazer este questiona-mento será servo do sistema, viverá para trabalhar, cumprir obrigações profissionais e, apenas, sobreviver. Por fim, sucumbirá no vazio – sentencia Cury.

A Amanda já encontrou a resposta dela e, com certeza, pelo tamanho da sua determinação, será uma médica reconhecida pelo povo acreano, uma profissional que ame o seu ofício e ainda mais o ser humano que existe por trás de cada paciente.

E você, já sabe pelo que está lutando? Para quem ainda não descobriu Gandhi dá uma dica: “ O que pensais passais a ser”.

Ser você ainda não sabe pelo que luta, se deixou de sonhar, se tem um projeto guardado na gaveta, porque alguém disse que não daria certo, faça como a Amanda, invista em algo que realmente faça sentido na sua vida e que, de preferência, também seja bom para a coletividade.

E se você acha que não tem capacidade para algo tão desafiador, vai uma informação animadora: estudos comprovam que as conquistas dependem 50% de inspiração e 50% de determinação.

Thomas Edson ia mais além, ele dizia que “as conquistas são 1% de inspiração e 99% de transpiração. Então, o que está esperando?
A propósito, independente do resultado do vestibular da Ufac, para mim, Amanda você já é a Dra. Amanda. Que Deus te abençoe nesta difícil missão de amenizar o sofrimento humano.

* Dulcinéa Azevedo é jornalista e escreve todas as terças nesta coluna. E-mail: [email protected]

Assuntos desta notícia


Join the Conversation