Feliz Ano Novo!

As comemorações de Ano Novo variam de cultura a cultura, mas universalmente a entrada do ano é festejada em diferentes datas.

O nosso calendário é originário dos romanos com a contagem dos dias, meses e anos. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado em 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

O Papa Gregório XIII instituiu o 1º de janeiro como o primeiro dia do ano, mas alguns franceses resistiram à mudança e quiseram manter a tradição. Com o tempo, as pessoas passaram a pregar partidas e ridicularizar os conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Assim, nasceu o Dia da Mentira, que é a falsa comemoração do Ano Novo.

O Ano Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa “despertar”.

SIMPATIAS DE ANO NOVO
Uma das principais tradições do Reveillon está ligada às cores das roupas usadas durante a virada do ano. Considerando que cada cor possui um significado diferente, abaixo as principais simpatias de ano novo:
Branco: Traz paz, calma, ordem, simplicidade, harmonia e estimula os sentidos. Significa inocência e pureza.

Vermelho: Significa amor, elegância e requinte. Funciona como estimulante e melhora o ânimo de quem usa.

Dourado: Traz sorte e riqueza.

Laranja: Significa movimento e espontaneidade. A cor estimula a sensação de calor e alegria, trazendo ótimas vibrações e disposição.

Azul: Representa serenidade e segurança. Cor ideal para quem quer calma e confiança.

Rosa: É a cor da feminilidade, da afeição e do romantismo. Deve ser usada por quem quer viver um grande amor.

Verde: Traz vitalidade e confiança. Tem efeito calmante, relaxante e está ligado à harmonia e equilíbrio. É também a cor da fertilidade.

Amarelo: É a cor da prosperidade. Estimula o otimismo, a criati-vidade, a inteligência e é a cor ideal para quem quer trazer alegria para seus dias.

A cor mais usada no Brasil é a branca, devido à forte influência da cultura e da religião africana, que acredita que esta cor traz boas vibrações.

ALIMENTOS DA SORTE
Lentilhas: Diz a tradição, que basta uma colher de sopa para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida ao Brasil por imigrantes.
Romãs: Diz a tradição, que comer sete partes, guardando as sementes na carteira, atrai dinheiro.

Bagos de Uva: Diz a tradição portuguesa, que comer 3, 7 ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, é preciso guardar as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano Novo.

Carne de Porco: Diz a tradição, que por fuçar pra frente, o porco garante armários cheios o ano todo.

Nozes, avelãs, castanhas, e tâmaras: Trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.

OUTRAS SIMPATIAS PARA CHAMAR A SORTE
Muitas pessoas acreditam fielmente nas simpatias de Réveillon e apostam nelas para conseguirem o que desejam no ano que começa. Dentre essas simpatias enumeram-se algumas, quais sejam:
Pular só com o pé direito: Serve para atrair boas coisas para a sua vida, pois, segundo a Bíblia, tudo que está à direita é bom.

Jogar moedas, da rua para dentro de casa: Dizem que atrai riqueza para todas as pessoas que residem na casa.

Dar três pulinhos: Mas tem que ser com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Você deixa para trás tudo de ruim. E não se preocupem em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo.

Subir num degrau: Diz o folclore que isso dá impulso à vontade de subir na vida. Mas tem que começar com o pé direito.

Acender velas na praia ou jogar rosas no mar: por influência dos cultos africanos que garantem que a divindade trará sorte e fortuna.

Os banhos de mar para o ano novo para quem quer afastar o azar é o ideal. Passar a meia-noite com os pés na água do mar pode significar mudanças de vários aspectos na vida.

REFLEXÃO
Neste momento em que as incertezas de um novo ano se apresentam, é bom não esquecer que o ser humano possui três armas muito poderosa para enfrentá-las: a fé, a esperança e o amor. Feliz Ano Novo!!!

* Terezinha de Freitas Ferreira é doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP. Docente do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre – Ufac. 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation