Reencontro

Reencontro1
Mais de trinta anos depois será possível o reencontro entre Jeane, os irmãos e a mãe que moram no interior de Minas com a irmã mais velha Silvia Regina, que realmente, estar em Rio Branco desde os dois anos de idade. Hoje, ela também é mãe de um casal de jovens, trabalha como funcionária pública no Idaf e ainda é professora de uma escola particular. A VOZ DO POVO chegou a ela, depois que recebemos uma carta comovente publicada semana passada no espaço FALA POVO pedindo ajuda, em menos de vinte e quatro horas recebi e-mail’s e telefonemas dando algumas pistas, mas uma foi a mais exata, a do APC – Agente de Polícia Civil, Fernando Santos, do Núcleo de Atendimento Menor Vítima, que leu a reportagem e se empenhou para encontrar a pessoa, que ha décadas era procurada pela família sem sucesso. Agradeço publicamente pelo empenho individual do policial, da nossa parte ficamos contentes mais ainda em poder contribuir para esse reencontro tão esperado. Fica uma lição, o jornalismo pode, também ser feito para dar notícias boas, pessoas mesmo distantes, é perfeitamente possível se reencontrarem através de um jornal, papel social importante que a imprensa exerce em prol da população. A expectativa era que o reencontro acontecesse até o Natal, mas essa possibilidade só será possível em janeiro de 2010 nas férias de Silvia que deve ir ao encontro da mãe em Minas Gerais.

FALA POVO

Caríssimo Sr. Michelangelo Botto,
Muito Digno Jornalista da VOZ DO POVO
 
Reencontro2
Sou-lhe muito agradecida pelo grande trabalho de síntese e interpretação da minha modesta escrita sobre o município de Rio Branco-Acre, nos anos de 1940 a 1950. Seu material me encantou. Fiquei feliz! Creio que as pessoas que leram (Memórias de Rio Branco), voltem a ler outra vez. Por tudo isso: Suplico a Deus Pai, para que o ilumine sempre mais, em todas as suas ações. E tenha bom êxito funcional, sempre, sempre mais.
Portanto, aqui vai um agradecimento muito especial, pela competência, profissionalismo, dedicação e constante disponibilidade, que muito gratifica e impressiona. Enfim, que você possa ter sempre muito sucesso e realizações no decorrer de toda a sua caminhada. Seja sempre muito feliz!
Com votos de saúde, atenção e respeito. Inclusive, esposa e filhos.
Irmã Maria Cláudia Barbosa
Servas Maria Reparadoras
 
Dr. Botto,

Reencontro3
Que a alegria do Natal e do Ano Novo invada o seu coração e o daqueles a quem ama, irradiando luz para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, enchendo-o de Amor, Saúde e Paz.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Antônio Assis – Repórter Cinematográfico (Manaus-Am)

FELIZ ANIVERSÁRIO

Reencontro4
Domingo, dia 20 meu pequeno Davi Emanuel (foto) completa dois anos, gostaria de registrar o aniversário em nome do pai, da mãe Cecília e demais familiares. Parabéns!

TERMOS E EXPRESSÕES LATINAS EM DESUSO

Absens Heres Non Est
– O ausente não é herdeiro

QUESTÃO DE DIREITO

PARTE VI

Juiz justifica traição conjugal e chama marido traído de
“solene corno”

Continuando a explicação da semana retrasada, o juiz passa a fazer um comparativo entre o antigo Código Penal relativo ao crime de adultério, mas o artigo foi suprimido na reforma da legislação, passando a responsabilidade para a esfera civil. Acompanhem a continuidade do relatório que vai culminar nas próximas edições numa decisão, ou seja, a sentença propriamente dita.

Constata-se que o termo circunstanciado juntado aos autos, demonstra que o réu relatou na notícia, que foi vítima do crime de ameaça praticado pelo autor da presente ação. Na análise da cópia do documento público, que se refere à ata de conciliação do processo 2007.001.218848-0, do II Jui-zado Especial Criminal, na qual figurou como vítima o réu, ficou estabelecido que proposta a conciliação a mesma restou possível, tendo a vítima se manifestado no sentido de não prosseguir com o feito, renunciando, expressamente, ao direito de representação. Neste ato, o autor do fato se retratou com a vítima e se comprometeu a não mais repetir a conduta que deu origem ao presente procedimento criminal.

Primeiramente é necessário observar que a Constituição Federal, no artigo 226, estabelece: A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado e no parágrafo 5º: Os direitos e deveres retos referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

Antes de analisar as provas é necessário esclarecer que o crime de adultério (artigo 240, não mais subsiste no código penal, desde a edição da Lei 11.106/2005. Portanto, houve a descriminalização do crime contra a família e do casamento. Portanto, com o referido tipo penal de adultério, restou para o direito civil resolver à questão da ofensa a honra subjetiva da vítima do ato ilícito praticado com o intuito de ofensa ao deve conjugal.

No âmbito do código civil, no capitulo do Direito de Família o artigo 1511, expressa que “o casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges”.  Ademais, o código civil, estabelece no artigo 1566, São deveres de ambos os cônjuges: I – Fidelidade recíproca; Vale dizer que é cultural, no Brasil, que os homens possam trair e as mulheres (esposas) não – porque tem o dever moral de serem “santas” ou submissas, porque serão as mães dos filhos deles. Há um ditado antigo da época dos senhores de engenho, que diziam: pais prendam suas “cabras”que meu “bode” está solto, só que, com o passar dos séculos a mulher deixou de ser submissa e está atuante no mercado de trabalho, recebendo o mesmo salário do homem quando ocupa uma função pública. Porém, isso não acontece ainda no trabalho privado.

ÚLTIMAS DO DIA

* O ano legislativo chega ao fim, nele algumas surpresas como a atuação da deputada Dinha Carvalho do PR, representante de Senador Guiomard, que cumpriu a promessa de ser uma parlamentar combativa, usando a tribuna da Assembléia para reivindicar ações de governo em seu município… 
* …Tchê, Edvaldo Magalhães, Thaumaturgo, Hélder Paiva, Ca-lixto, também, conduziram muito bem o mandato em 2009, estão na linha de frente…
* …Idalina preocupou-se muito com o Juruá esquecendo que é deputada estadual…
* …Walter Prado apesar de sempre ficar no palanque não soube fazer ecoar no governo as propostas de segurança, deram o silêncio como resposta…
* … Moisés Diniz teve que recuar em nome do governo, sofreu desgastes entre os homossexuais, mas como bom comunista, sabe que a revolução não se faz apenas em uma etapa…
* …outros foram radicais ao extremo, mas, tiveram atuação pífia, quem não abriu a boca pra nada, ficou pior ainda no filme…
* …Mazinho, por exemplo, começou o mandato bem e caiu, esteve meio perdidão no caminho, infelizmente, não pautou nada e pelo jeito foi engolido pelo rolo compressor da política oficial…
* … citar outros nomes seria desnecessário…
* …e assim caminha o Poder Legislativo para 2010 com poucas cabeças pensantes, que o diga o especialista no assunto Luís Carlos Moreira Jorge…
* …Mas, que se registre a boa atuação de alguns vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco, um deles, Ricardo Araújo, impressionou por não trabalhar somente para a sua categoria de engenheiros, realizou mandato em 2009 para todas as camadas so-ciais, se credenciando politicamente para vôos mais altos.
* Mudando da água para o vinho: Programa “Chico Vaqueiro na TV” fazendo sucesso nas manhãs de domingo. Quando o apresentador bota para dançar o “xaxado de pé de serra” no canal 27, meu amigo… aí a audiência vai lá pra cima. Quem gosta é a criançada.
* A organização do Prêmio José Chalub Leite fez uma bonita homenagem ao presidente do Sinjac Marcos Vicentti. O sindicalista passou por sérios problemas de saúde. Ainda em fase de recuperação comoveu a todos os presentes ao se emocionar na cerimônia no Tea-tro Plácido de Castro.
* Falando em prêmio, Antônio Muniz, foi o ancora da transmissão “ao vivo” pela TV Rio Branco. (Sem algemas, claro!)…
* … a cada ano que passa fica mais difícil a disputa, na principal categoria, telejornalismo, ganhou uma reportagem da TV Juruá de Cruzeiro do Sul que desbancou as emissoras favoritas da Capital. (Ficou faltando mostrar o material para comparar a qualidade dos concorrentes)
* Mas sem querer tirar o mérito dos vencedores, a comissão julgadora precisa ser mais crítica, ficou evidente que trabalhos ousados contra a política oficial em seus diversos aspectos, foram derrubados e olha que tinha “jornalista” de renome no meio fazendo a seleção das matérias…
* … nos bastidores da festa, alguns colegas sentiram a falta de Francisco Dandão, Arquilau de Castro Melo e outros para compor a mesa de jurados…
* …fora isso, a festa seguiu noite a dentro em uma pizzaria. É merecedor de elogios, o tratamento Vip de Íris Tavares aos profissionais de imprensa na badalada Piola, ainda mais por ter a empresária um time de garçons de fazer inveja. Um deles é digno de registro, o seu nome Paulo, é simplesmente nota 10.  
* Estudantes do último ano de Direito soltaram fogos com a informação em primeira mão dada aqui do ‘cambaleante’ exame da OAB que será julgado pelo STF. O ministro relator, Marco Aurélio, praticamente já divulgou o seu voto pela extinção da prova, até porque comprovadamente é in-constitucional…
* …soube, inclusive, por conta da repercussão da matéria que recém- formados aqui do Acre estão querendo desistir desses inúmeros cursinhos de preparação para o exame. Calma gente, independente do resultado no Supremo, nunca é tarde para estudar. Mas, é claro, que em sendo positiva a demanda em favor dos bacharéis, o negócio fica inviabilizado Brasil afora.
* Desejo Feliz Natal a todos os nossos leitores. Até 2010!

Assuntos desta notícia


Join the Conversation