SEGURANÇA NA FRONTEIRA

A secretária de Segurança, Márcia Regina, lançou no último dia 30 de novembro em Epita-ciolândia, o primeiro núcleo no Estado de combate ao tráfico de pessoas que é um fenômeno bastante complexo. Atualmente, esse crime se confunde com outras práticas e violações aos direitos humanos e não serve mais apenas à exploração de mão-de-obra escrava. Alimenta também redes internacionais de exploração sexual comercial, muitas vezes ligada a roteiros de turismo e quadrilhas transnacionais especializa-das em retirada de órgãos. Apesar de não termos ainda nenhum registro oficial, com a implantação do novo órgão, a intenção é evitar que o mal entre pela porta da frente. Para apoiar nas ações de prevenção e combate ao tráfico de pessoas, o Estado dispõe de uma importante “arma” – o helicóptero – mais conhecido como “Estrelão” que já vem ajudando a patrulhar as áreas de fronteira.

Imagem034_cpia
Márcia Regina observa o “Estrelão”. O escudeiro em miniatura fica na cabeceira de sua mesa no Palácio das Secretarias, ninguém tem autorização de mexer no “brinquedo que voa”.

 FALA POVO

Prezado jornalista, 
Todos nós sabemos o papel e a força do jornalismo acreano e brasileiro na formação de opinião e no controle social. Portanto, por mais que sejam interessantes as notícias dos colunistas e articulistas, recomendaria que fosse chamada a atenção da Prefeitura e demais órgãos competentes na fiscalização dos PONTOS DE VENDAS DE SALGADOS, TORTAS, DOCES e SORVETES em nossa cidade.
 
São pontos de negociação instalados em casas, bares e lanchonetes espalhados sem o devido controle e cobrança de responsabilidades da SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL. O que seria atribuição da VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
 
Atenciosamente,
Marcus Vinicius Fleming
 
Amigo Michelangelo Botto,

Muito agradeço a referência elogiosa da semana passada e aproveito para cumprir o prometido.
Segue anexo uma foto daquela época onde também se vê o Pitter Lucena para reavivar ainda mais a memória.

Grande abraço.

Tito Costa
Procurador do Estado do Acre


FOTO_TV_ACRE_cpia
Nota pé
: falando em TV Acre, uma comitiva da Rede Globo esteve nos estúdios da emissora. Chefiando a missão, o gerente de afiliadas, Marco Antonio Rodrigues, o “Bodão” deu boas dicas para os profissionais da emissora melhorarem o trabalho. Ficou claro que a prioridade é o povo.

DRAGAS ABANDONADAS

Por trás da Policlínica da Polícia Militar, há décadas duas dragas estão se corroendo em ferrugem. Fabricadas em 1963 pela Sociedade Técnica de Instalações Industriais com filiais no Rio de Janeiro e Porto Alegre, as máquinas foram compradas para perfurar poços de água, além de extração de sedimentos como cascalho e areia, mas infelizmente estão abandonadas, cobertas pelo matagal com a seguinte placa: “Interdição de Estada no campo de acção da draga-escavadora e de entrada a pessoas estranhas ao serviço” (a frase esta escrita assim conforme fotos). Pelo que se pode imaginar, as mesmas foram interditadas na época por alguma “irregularidade”, seja ela qual for, pelo tempo que estão encostadas já era para alguém tomar uma atitude em tirá-las do local (até porque um guindaste daqueles se cair na cabeça de alguém pode matar), ajeitá-las e botar para funcionar, apesar de antigas, é o mínimo possível, pois alguma utilidade devem ter em benefício da população. Com a palavra o Deracre, a Secretaria de Obras, Prefeitura ou mesmo uma empreiteira que se responsabilize pelas dragas antes do abandono.

Imagem030_cpia
TERMOS E EXPRESSÕES LATINAS EM DESUSO
Absens Heres Non Est – O ausente não é herdeiro

 QUESTÃO DE DIREITO

PARTE 5

Juiz justifica traição conjugal e chama
marido traído de
“solene corno”

Para quem começou a ler hoje, infelizmente perdeu as outras edições, deve ter reparado que o juiz ainda está reportando os fatos que o convenceram, a luz do direito, sentenciar desfavorável ao autor da demanda. 

 Em depoimento pessoal o autor em AIJ – Audiência de Instrução e Julgamento, afirmou: o réu não o procurou como não realizou nenhuma ligação para fazer chacota a respeito do relacionamento extraconjugal de sua esposa; continua casado com sua esposa; no processo administrativo sofreu punição inicial cautelar, com a retirada do porte de arma e encaminhamento a junta médica e imobilidade fora da cidade; foi impossível o sigilo do processo administrativo; ainda sofre com piadas dos colegas por causa do fato; o réu não mais continuou o relacionamento extra-conjugal; o réu trabalha no mesmo local da sua esposa; é professor da rede municipal de ensino exercendo a cadeira de educação física.
Em depoimento pessoal o réu afirmou: manteve relacionamento extraconjugal pelo período de aproximadamente sete meses; não procurou o réu para se entender; trabalhou junto com a esposa do réu; atualmente não trabalha mais na mesma escola da esposa do autor; professor de educação física; a iniciativa do relacionamento extraconjugal partiu da sua pessoa juntamente com a esposa do autor; não tinha mais envolvimento com a esposa do autor quando esta confessou que manteve um relacionamento extraconjugal; sofreu diversas ameaças à época e até o momento do término do processo no Jecrim – Juizado Especial Criminal; atualmente não sofre mais nenhum tipo de ameaça; não ficou sabendo da conclusão do processo administrativo do autor; aguardava a época do processo administrativo ser chamado para depoimento.

 

ÚLTIMAS DO DIA

* Atenção leitores para um desafio. Se você conhece alguém no Acre que tem irmãos chamados Bruno e Bianca, entrem em contato imediatamente com a coluna. Na próxima semana explico melhor o assunto.

* Anota aí, de primeira para os amantes do futebol: o Juventus (campeão acreano 2009) deve jogar no dia 17 de fevereiro de 2010 contra o Vasco da Gama aqui dentro, no estádio Arena da Floresta pela Copa Brasil de Futebol. O time da Águia começa a treinar na segunda quinzena desse mês visando à competição, as conversas para a contratação dos jogadores e comissão técnica, já começaram.

* Enquanto isso, na inauguração da nova pista AC-40 entre Rio Branco a Senador Guiomard, faltou o essencial: “povo”. Como é de praxe na política, ninguém viu aquele estardalhaço comum em obras importantes. Conclusão, a cerimônia seguida do show de Chitãozinho e Xororó foi um fiasco, até parecia que estava em fim de feira. Como é que se faz o sucessor assim?

* A delegada El-Shawwa não está de brincadeira, em menos de quinze dias prendeu dois advogados acusados de exploração sexual de menores. Segundo ela as operações vão continuar…

*  …a propósito, depois desses últimos acontecimentos, a coluna foi informada por fonte influente, que outros advogados estão sendo monitorados pelo “serviço de inteligência”. Todo cuidado é pouco para não pintar a terceira prisão!

* Falando em polícia, o que vai acontecer com os chamados agentes voluntários da PM que estão temporariamente tirando serviço nos presídios? Pelo que sei, o contrato acabou em 22 de agosto de 2007. Será que a secretaria de administração do governo cochilou no ponto?

* O tráfico de pessoas é uma das atividades criminosas mais lucrativas. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o lucro anual produzido pela ação chega a mais de trinta bilhões de dólares. Levantamento do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes mostra também que, para cada ser humano transportado de um país para o outro, o lucro das redes criminosas pode chegar a trinta mil dólares por ano…

* … por isso mesmo que a secretária Márcia Regina, esta coberta de razão em implantar um programa novo de combate a esse crime perverso. É melhor evitar agora do que correr atrás do prejuízo, todo mundo tem que pensar na prevenção, essa é a realidade.

* Já no trânsito mais um probleminha merecedor de registro. Ao lado da Brancauto Auto Peças, o proprietário de uma loja de vidros colocou uma luz verde que em vez de iluminar a fachada da loja, esta confundindo os motoristas que passam pela Avenida Nações Unidas. A primeira vista, a impressão é ser um semáforo que ainda por cima “encandeia” completamente os olhos de quem dirige. Esta na hora do Detran tomar uma atitude antes que ocorram acidentes graves no local. Depois não digam que a coluna não avisou a tempo.

* O Poder Legislativo acertadamente pediu desculpas para o letrado Mauro Modesto, a sessão foi comovente e lavou a alma do velho poeta…

* … falando em Assembléia, a coluna soube que o deputado Thaumaturgo Filho do PT, deve sair candidato a Câmara Federal. Sem dúvida, um dos melhores parlamentares da atual legislatura. Além de projetos tem discurso defendendo o governo com firmeza e elegância.

* Essa prisão do jornalista Antônio Muniz poderia ter  sido evitada. Sem querer entrar no mérito da decisão, a nota do Sinjac foi dura. Não é segredo para ninguém que a relação entre jornalistas e a Justiça está meio estremecida, desde a proibição do julgamento do ex-deputado Hildebrando Pascoal, cinegrafistas e fotógrafos ficaram do lado de fora do Tribunal do Júri, isso apesar do pleno do TJ Acre ter decidido liberar as imagens sem restrição. Lamentável!

* Chega denúncia grave que diretores do Pronto-Socorro estão pressionando os melhores médicos de emergência do Estado a atenderem na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, recém inaugurada no Segundo Distrito…

* … a situação já está sendo chamada de puro terrorismo por profissionais insatisfeitos com a transferência automática. O processo se dá assim “por livre espontânea pressão”, do contrário, se não quiser, pode pegar o boné e ir embora até para outro estado.

* Nem na ditadura eu vi isso.

* Só nos resta desejar, um bom fim de semana com saúde a todos.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation