2010 pode ser o melhor ano da TV nos últimos tempos

O 2010 que amanhã começa indica que a televisão terá – muito provavelmente – a sua temporada mais movimentada dos últimos tempos.

Ano atípico, com Copa do Mundo e eleições. Se num evento, apenas duas grandes redes estarão diretamente envolvidas, no outro, todas terão a necessidade e obrigação de participar, através dos seus noticiários, promoções de debates, reportagens e programas especiais.

As perspectivas são as mais interessantes, embora desde já nada indique qualquer alteração no “topo da tabela”.

A liderança da Globo não deve ser incomodada. Ao contrário. Durante todo este 2009, que agora termina, a sua direção soube ser sensível e competente no ataque aos problemas existentes. Basta verificar a recuperação das novelas, especialmente nos horários das 6 e 7 da noite, além dos bons resultados alcançados pelo jornalismo, compreendendo o esporte, e a linha de shows. O “Fantástico”, rigorosamente, é o único que vira a temporada como grande pedra de tropeço. Precisa melhorar.

SBT, Record e Bandeirantes, não necessariamente nesta ordem, prometem uma briga das mais interessantes pelo segundo e terceiro lugares. É o que desde já se verifica, como movimentação de bastidores, para que cada uma ocupe lugar de maior destaque ao longo da nova temporada.

Impossível apontar algum favoritismo.
Para a televisão este 2010 é um ano que promete.

Bem cotado
Entre as novidades que a Globo pode apresentar neste novo ano está o seriado “A Vida Alheia”, escrito por Miguel Falabella.
Cláudia Jimenez, se o projeto receber a necessária aprovação, será a editora de uma revista de fofocas.
 
Volta ao passado
Os autores da Globo, nos últimos tempos, passaram a ter a última palavra em tudo nas produções das suas novelas. Decidem sobre elenco, locações e, em alguns casos, até mesmo as músicas que compõem as trilhas sonoras.
Mas nem sempre foi assim. Os trabalhos eram mais divididos com os diretores, principalmente os diretores de núcleo.
Esta, segundo se informa, é uma fórmula que aos poucos será retomada, e se possível, com a mesma harmonia e elegância do passado.
 
Sacrifício
A atriz Fernanda Vascon-cellos fechou literalmente a boca nos últimos tempos. Às vésperas de estrear em “Tempos Modernos”, substituta de “Caras & Bocas” na Globo, faixa das 19 horas, ela perdeu exatos 10 quilos.
E tudo a custa de muita ginástica e um regime bem orientado.
 
Não estranhe
Pleno verão, temperaturas batendo ou ultrapassando a casa dos 30 graus no horário e a Luciana Gimenez tem aparecido com um manto nas costas no seu “Superpop” da Rede TV!.
Há uma explicação lógica: antes de viajar, ela deixou todos os programas prontos e gravados com o ar condicionado do estúdio batendo na casa dos 16 graus.
Como não houve jeito de aumentar – parece que a maquininha emperrou – foi assim mesmo.
Não deixou de ser um preparativo para o friozinho de agora nas suas férias em Nova York.

Daniela
De qualquer jeito – A Bandeirantes anunciou na sua convenção da Bahia, mas depois fez silêncio sobre uma nova temporada do “Zero Bala”.
De uma forma ou de outra, neste programa ou em outro, está certo e confirmado que Daniella Cicarelli (foto) será aproveitada de alguma maneira.

Na paz
Hiran Silveira, número 1 da teledramaturgia da Record, esclarece que as relações com a parceira Televisa são, e sempre foram, as mais cordiais possíveis.
Segundo ele, como toda e qualquer relação entre duas empresas, às vezes, existem posições diferentes e até conflitantes, mas todas discutidas e esclarecidas no seu devido tempo.                                                                                                      
 
Ordem das coisas
A Bandeirantes informa que só irá exibir dois trabalhos da HBO neste começo de ano. O primeiro deles, a série “Tsunami”, entre os dias 4 e 5 de janeiro.
A outra, “A Paixão de Cristo”, na Semana Santa. Nada além disso.
 
Faz parte
Carolina Dieckmann trocou a cor do cabelo. Está mais escuro e com um penteado diferente. Não por acaso.
Toda essa mudança faz parte ou já é uma composição da sua personagem em “Passione”, do Silvio de Abreu, novela que vai substituir “Viver a Vida” na Globo.

BATE E REBATE
* Silvio de Abreu, em suas novelas, já promoveu os retornos de Carmem Verônica e Íris Bruzzi.
* As duas, durante muito tempo, ficaram completamente esquecidas da televisão.
* Voltaram em “Belíssima” e, daí para a frente, passaram a ser chamadas com mais frequência.
* E o mesmo vai acontecer agora com Kate Lyra, conhecida dos programas humorísticos do passado, principalmente pela frase “brasileiro é bonzinho”.
* Kate está confirmada no elenco de “Passione”. Volta depois de um afastamento de quase 30 anos da TV.
* É de amargar. Notícia de um site: “por causa do calor, Letícia Spiller toma sorvete”.
* Direção da Record entende que, passado este pe-ríodo de festas, a audiência da “Fazenda” deve subir.
* A estréia do “Big Brother” na Globo, no dia 12, tem que ser vista como mais um problema a ser superado.
* De qualquer forma, para os participantes e telespectadores do programa estão reservadas surpresas na festa do réveillon.
* Agora em janeiro, equipe do “Tropa de Elite 2” vai marcar coletiva para anunciar detalhes do filme.
* Até agora há um grande esforço em se manter os trabalhos em segredo. Ninguém está autorizado a falar nada ou adiantar alguma coisa sobre ele.

C´est fini

No instante em que completamos os trabalhos de 2009, um agradecimento especial a todos que nos acompanharam ao longo deste ano.
Hora de trocar o calendário e pensar positivo para um 2010 muito feliz. A todos. Obrigado por tudo.
E ficamos assim. Amanhã, como se nada estivesse acontecendo, tem mais. Tchau!

Assuntos desta notícia


Join the Conversation