A velha e inconseqüente discussão sobre o Ibope

Ninguém deve se iludir ou imaginar que o serviço prestado pelo Ibope, no caso da televisão, tem como prioridade informar ao público sobre o comportamento das emissoras. Sobre quem está se saindo melhor e quem não está.

Isso não existe, e nunca existiu.

Tanto que, por cláusula contratual entre as partes, não é permitida a nenhuma TV a divulgação desses números. Quando há interesse, o vazamento sempre acontece, mas por debaixo do pano.

Os índices de audiência coletados servem para balizar os serviços do mercado publicitário e determinar de uma maneira que se entende a mais coerente, para o destino das melhores e mais diversas verbas.

E as 30 ou 40 maiores agências do país confiam plenamente nas informações fornecidas pelo Ibope, até pela inexistência de um outro instituto de pesquisas confiável.

Já tivemos, a bem da verdade, inúmeros casos inexplicáveis ao longo do tempo. A elevada audiência da Globo no recente apagão, aqui levantada, foi apenas a penúltima delas.

É complicado entender como uma única empresa pode ser responsável por uma tarefa tão importante e há tanto tempo.
Hoje é a Record quem aparece indignada com a questão, como em outras ocasiões foram a Bandeirantes e o SBT – que até ensaiou criar uma empresa – Datanexus – para levantar ou questionar os números apresentados.

Não sei, sinceramente, até quando a Record pretende seguir nesta batalha, mas há quase uma certeza que toda essa gritaria de agora será só mais uma e em nada irá alterar a atual ordem das coisas.

Racha
Informação segura: toda essa questão do Ibope e os manifestos feitos contra ele, não alcançaram unanimidade entre os diretores da Record.
Há os que se referem ao episódio como grande besteira e num momento bem inoportuno. Ou no instante em que a emissora mais precisa do apoio do mercado comercial.
 
Novo desfalque
 A Bandeirantes tirou mais um executivo da Rede TV!. No caso de agora, uma executiva. Depois do José Emílio Ambrósio, é a vez de Elisa Ayub, gerente de aquisições e novos conteúdos.
Na nova emissora, ela vai desempenhar as mesmas funções.
 
Engano
 Ainda não existe uma previsão para a estréia do “Solitários” no SBT.
Pelo andar da carruagem, deve ficar para fevereiro, junto com a nova programação. Um grande equívoco.
Todo e qualquer reality show deve ser produzido e gravado simultaneamente a sua apresentação.
Gravar antes e botar no ar muito tempo depois não funciona. Por mais que se faça segredo, e existam compromissos de sigilo, há sempre o vazamento de informações. 

Rita_Li
Jornalismo –
A Rede TV! vai exibir no dia 27, também com início às 18h45,  o especial “Retrospectiva 2009”.  O programa será dividido em três partes: a primeira ficará sob a responsabilidade de Rita Lisauskas (foto) e Flávia Noronha; a segunda terá Cris Lyra e Cláudia Barthel; e a terceira, Renata Maranhão e Augusto Xavier.  Direção de Marília Assef.

Festa da Band
Em comunicado distribuído pelo dono Johnny Saad, a Bandeirantes convida todos os seus funcionários para a festa de final de ano, dia 11, no pátio da emissora.
Certeza de comida farta, bebida e bons presentes. Sempre foi assim, desde os tempos que o seu Autílio, antigo funcionário, cuidava de tudo.                            

BATE-REBATE
* Alto estresse – Depois de quase um mês de absoluto silêncio, finalmente, Record e Léo Rosa voltaram a conversar e acabaram se entendendo.
* O ator, que vem de vários trabalhos na casa, teve o seu contrato renovado.
* Na paralela dos preparativos do seu novo programa, Marcelo Rezende também já está a serviço do jornalismo da Band, gravando matérias especiais.
* SBT Sorocaba é a primeira emissora do SBT a ter sinal digital em canal aberto.
* A inauguração, na segunda-feira, contou com a presença do governador José Serra.
* A direção da Rede TV! indicará só no começo do ano que vem o nome do novo responsável pelo seu departamento de esportes.
* O canal SporTV vai transmitir,  ao vivo, a entrega dos prêmios aos melhores do campeonato brasileiro na próxima segunda-feira.

C´est fini
E o Lombardi se foi. Gente boa. A voz mais famosa do Brasil. Insubstituível. Mereceu partir sem sofrimento. Amigo de todos.
É difícil imaginar Silvio Santos trabalhando com uma outra pessoa.

Ontem, por sinal, SS recebeu a notícia na Anhanguera e quase desistiu da gravação. Só não o fez, porque foi convencido por pessoas próximas a manter os trabalhos, em homenagem ao próprio Lombardi e em respeito às 250 mulheres que estavam no seu auditório.
Mesmo abalado foi em frente e tocou os trabalhos até o fim.      

                                                                                      
 Luigi Bariceli terá jornada dupla no próximo dia 31. Além de voltar a apresentar o grande show da avenida Paulista, em São Paulo, ele ainda fará o sorteio da mega da virada, com a promessa de um prêmio recorde em nosso país.

Os autores Ana Maria Moretzsohn, Manoel Carlos, Maria Carmem Barbosa e Tiago Santiago irão participar do ciclo de palestras “Escrevendo para TV”, de 9 a 18 deste mês, no Teatro Municipal Café Pequeno, Leblon, Rio.  

Então é isso. Amanhã tem mais. Tchau!

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation