Divisão da “Fazenda” não é justa com os anunciantes

A Record, desde a semana passada, resolveu dividir a exibição da “Fazenda” em duas partes, 9 e 10 da noite, as terças e quartas-feiras, numa nova tentativa da sua direção em elevar a média do programa. Tudo certo. Trata-se, na verdade, do maior investimento da emissora neste final de temporada e o tratamento diferenciado dispensado a ele deve ser recebido com naturalidade.

Mas nem sempre os meios justificam os fins. A forma encontrada, pelo menos até agora, não é a mais justa com os seus anunciantes.

Todos os comerciais estão sendo pagos na versão das 21 horas, aquela em que os índices do programa são naturalmente menores, porque nesta faixa a grande maioria dos televisores ligados está sintonizada na novela “Viver a Vida”, da Globo. Os últimos relatórios de audiência mostram esses números com enorme clareza.

Entende-se como absolutamente justo e natural os esforços das emissoras, principalmente daqueles que respondem pelas suas programações, em buscar melhores resultados para as suas produções, mas sempre partindo de uma análise mais ampla. Respeitando e considerando os direitos de quem paga a conta.

E já existe no mercado uma insatisfação a respeito.

Nosso herói
 Silvio Santos vai comemorar 79 anos de vida no sábado, dia 12. Ao contrário do que chegou a ser anunciado, ele não vai viajar para os Estados Unidos nesta semana. As férias devem esperar um pouquinho mais.
E como sempre aconteceu, nenhuma festa especial foi marcada ou irá acontecer em mais este aniversário.

Atraso
Por causa do mau tempo, a Record ainda não conseguiu disparar as gravações externas de “Ribeirão do Tempo”, a sua próxima novela, na cidade de Brotas, interior de São Paulo.
Já existe um atraso em relação ao roteiro estabelecido.
 
Curto-circuito
 Ou, no caso em questão, um circuito interrompido entre Renata Capucci e Ana Paula Araújo, respectivamente, antiga e atual apresentadora do “RJ TV” da Globo – Rio de Janeiro.
Nada que nenhuma pombinha de plantão possa fazer no momento atual. 
E nenhuma das duas, dizem, faz questão de esconder a existência dessa briga.
 
Última forma
 Agora é oficial: a direção da Record acaba de decidir em reunião, e agora de forma definitiva, que não haverá um programa especial da “Fazenda” com o fim do “Geraldo Brasil”.
Já existe o projeto de uma grade infantil, com desenhos e seriados, para o horário da tarde, durante todo mês de janeiro.
 
Papo de bola
 Observação do sempre atento jornalista Edu Cesar: pela primeira vez, desde que entrou na Globo em 1998, o narrador Luiz Roberto narrou o jogo – Flamengo e Grêmio – que decidiu o título brasileiro.
Antes, só Galvão Bueno – quase sempre e Cleber Machado – em duas oportunidades, 1997 e 2008.
 
Uma do rádio
 Um acordo ensaiado de muito tempo está em vias de receber assinaturas das partes. Eder Luiz comandará a equipe esportiva da Record AM a partir de 2010, ano de Copa do Mundo.
Mas parece que serão transmissões separadas da Transamérica FM – SP, onde ele já está há alguns anos.
 
Tudo em cima
 A Record finaliza os últimos detalhes para, a partir da próxima semana, estrear o seu novo jornalismo em Belo Horizonte.
Aliás, já existe a definição que Ana Paula Padrão apresentará o “Jornal da Record” de lá na segunda-feira que vem.
 
Favoritismo
 A “Fazenda”, pelo andar da carruagem, segue no mesmo caminho do “Big Brother” da Globo. Os participantes masculinos aparecem novamente como grandes favoritos.
Nas três eliminações do programa realizadas até agora saíram três mulheres. O público, que assiste ou vota, ao que parece, é predominantemente feminino.

Homenagem a Niemeyer                                                            
Marcos Caruso, que viverá Nieman, uma homenagem a Oscar Niemeyer, na próxima novela das sete da Globo, “Tempos Modernos”, vai gravar suas primeiras cenas na Casa das Ca-noas, antiga residência do arquiteto no Rio de Janeiro. Observando-se os requintes.
O cenário será reproduzido nos estúdios do Projac, com direito a móveis bem semelhantes aos originais.                                       
 
Ainda não                                                                                  
Regina Duarte disse que não recebeu convite para a próxima novela da dupla Gilberto Braga e Ricardo Linhares. E os autores confirmam a informação.
Na verdade, eles ainda estão criando  personagens, adequando faixa etária, tipo físico, para  compor os núcleos. E falta muito para a estréia – depois de “Viver a Vida”, entrará “Passione”.
Segundo os autores, não existe pressa em fechar o elenco. E ninguém pode descartar um nome como o de Regina Duarte.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation