Política locoa

“Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.


 Fernando Pessoa, poeta português.

Os mesmos de sempre
Os grandes beneficiados com a liberação de importação de tomate, alface, repolho e batata, de Pucalpa, no Peru, serão meia dúzia de grandes comerciantes de Cruzeiro do Sul, que vão comprar um produto barato e continuar tendo lucros escorchantes em cima do povo do Juruá.

Grande negócio
Foi um grande presente de Papai Noel para esse grupo seleto de empresários cruzeirenses.

Orelha ardendo
O ex-deputado federal João Correia (PMDB) e o presidente do PSDB, Tião Bocalom, andam conversando muito: a orelha do Márcio Bittar (PSDB) deve estar ardendo.

Aliados de ocasião
Correia e Bocalom defendem a mesma tese política: duas candidaturas da oposição ao governo.

Reparação na Justiça
A prefeita Leila Galvão, consta, vai acionar a Justiça com uma interpelação judi-cial, para que os adversários que a acusaram de ser “contrabandista de cimento”, provem o alegado.

Ratada jornalística
Deram uma ratada jornalística ao lhe fazer uma acusação sem o mínimo fundamento.

Ou se faz de ingênua
Ou a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, é ingênua ou distraída: quem articula a série de ataques à sua gestão e à sua pessoa, trabalha ao seu lado.

Fato inédito
Nunca assisti isso em 30 anos que cubro os trabalhos na Aleac: o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) é o primeiro presidente que vejo ter o apoio de todos os parlamentares da Casa.

Mistérios da meia-noite
Como dizia o famoso dramaturgo inglês Shakespeare: há mais mistérios entre o céu e a terra, do que imagina a nossa vã filosofia.

Acho difícil
Aqui entre nós, acho complicado o deputado federal Fernando Melo (PT) superar as barreiras internas à sua candidatura ao Senado. Binho, Carioca e Aníbal Diniz já vetaram seu nome.

Curioso com o argumento
Até o momento não deram uma justificativa para o descarte do Fernando Melo, por isso está todo mundo curioso com a desculpa que vão arranjar para explicar a sua detonação.

Povo determina
Ontem, sobre o assunto, o deputado federal Fernando Melo (PT) foi textual: “cacique não define candidatura majoritária, quem decide é o povo, que vai dizer quem agrega mais”.

Pesquisa o Ibope
Para Melo, deve ser candidato ao Senado na segunda vaga quem tiver mais densidade eleitoral, e segundo ele, só uma pesquisa do Ibope pode definir esse parâmetro.

Remember César
Lembra que César Messias, por exemplo, foi escolhido vice de Binho Marques por causa de sua densidade eleitoral, e por somar mais na chapa.

Debate interessante
A tendência desse debate dentro da FPA tende a ser muito mais acirrado em 2010.

Fato concreto
Fiz a mesma pergunta a vários dirigentes do PMDB: o Rodrigo Pinto ganha do Tião Viana na disputa do governo? Respostas unânimes: é muito difícil, mas, é um investimento no futuro.

Eleição é eleição
Eleição é eleição, tudo pode acontecer, mas, a lógica é uma vitória do senador Tião Viana (PT), que ainda é ajudado pelas brigas na oposição para definir seu adversário(s).

Difícil arte
O presidente Lula chega a 85% de popularidade. Mas, nem andando para cima e para baixo com  Dilma Rousseff, conseguiu tirar a candidatura dela do atoleiro nas pesquisas.

Exemplo anterior
Lula já tinha fracassado em tentar transferir seu prestígio para Marta Suplicy, derrotada na última eleição para prefeita de São Paulo.

Falta tirocínio
É da maior imbecilidade candidatos a deputado do PT andar detonando a candidatura do secretário Geraldo Pereira (PT) à Aleac: quanto mais votos ele tiver, melhor para a legenda.

Nem conversa
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) é pragmático quando o sondam para o Senado: sou candidato à reeleição. Diz de bate e pronto.

Palavra forte

O prefeito de Sena Madureira, Wanderley Zaire, cristalizou a aura de que é um político que cumpre o prometido, por cima de pau e pedra: já mandou ao banco o pagamento do mês e o décimo terceiro do funcionalismo municipal. Se ocorrer a nova eleição prevista para o município, em fevereiro, será improvável que a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB) o derrote.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation