Confecom aprova Conselho de Jornalistas e diploma profissional

Brasília – A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) aprovou, na manhã de ontem, em Brasília, a proposta de criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ) e aprovou, também, a necessidade da formação superior específica em Jornalismo (o diploma) para o exercício da profissão.

Como o Conselho e a formação superior em Jornalismo foram aprovadas por mais de 80% da plenária, nos dois grupos de trabalhos – que reúne sociedade civil, sociedade empresarial e poder público – as propostas – conforme a metodologia de aferição – estão aprovadas pela Confecom, não necessitando ir à plenária final.

A proposta do diploma em Jornalismo resguarda os espaços para profissionais colaboradores com outras formações, que poderão atuar na área de sua especialidade, assim como as funções atuais de nível médio.

A proposta do CFJ foi aprovada no Grupo de Trabalho 11 (regulamentações, regulações) e o diploma foi aprovado no Grupo de Trabalho 13 (órgãos reguladores, classificação indicatória, regulamentações profissionais). As propostas foram aprovadas por acordo entre os três segmentos da Confecom.

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation