Brasília – A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) aprovou, na manhã de ontem, em Brasília, a proposta de criação do Conselho Federal dos Jornalistas (CFJ) e aprovou, também, a necessidade da formação superior específica em Jornalismo (o diploma) para o exercício da profissão.
Como o Conselho e a formação superior em Jornalismo foram aprovadas por mais de 80% da plenária, nos dois grupos de trabalhos – que reúne sociedade civil, sociedade empresarial e poder público – as propostas – conforme a metodologia de aferição – estão aprovadas pela Confecom, não necessitando ir à plenária final.
A proposta do diploma em Jornalismo resguarda os espaços para profissionais colaboradores com outras formações, que poderão atuar na área de sua especialidade, assim como as funções atuais de nível médio.
A proposta do CFJ foi aprovada no Grupo de Trabalho 11 (regulamentações, regulações) e o diploma foi aprovado no Grupo de Trabalho 13 (órgãos reguladores, classificação indicatória, regulamentações profissionais). As propostas foram aprovadas por acordo entre os três segmentos da Confecom.