Prefeitura entrega Unidade de Saúde da Família Dr. Mário Maia na Cidade Nova

mario
Espaço dispõe de todas as ações básicas de saúde da comunidade, incluindo o pré-natal, atendimento familiar, odontológico, clínica médica e ginecológico
 O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, entregou hoje pela manhã, 4, no bairro Cidade Nova, a Unidade de Saúde da Família Dr. Mário Maia. O espaço foi totalmente reconstruído com recursos do Pacto pela Saúde, assinado em 2007 pelo prefeito e o governador Binho Marques. Participaram da reinauguração o vice-prefeito Eduardo Farias; o secretário Estadual de Saúde, Osvaldo leal, representando o governador; o secretário Municipal de Saúde, Pascal Kalil; o presidente da Câmara de Vereadores, Jessé Santiago; líderes comunitários e moradores do bairro Cidade Nova.

Além de ser uma das unidades mais modernas da capital, o espaço dispõe de todas as ações básicas de saúde da comunidade, incluindo o pré-natal, atendimento familiar, odontológico, clínica médica e ginecológico. As obras do Pacto pela Saúde garantiram no Segundo Distrito a reforma e ampliação de cinco unidades de saúde da família. As ações visam melhorar o atendimento às comunidades, evitando que as pessoas precisem buscar atendimento em unidades avançadas como o Pronto Socorro e a Fundhacre.

 “Poucas são as unidades privadas que têm a estrutura dos nossos postos e centros de saúde e isso é fruto de muito trabalho, de muito esforço, de um trabalho de equipe e da parceria com o governo do Estado e do Pacto pela Saúde. Por isso, em um dia como o de hoje, me sinto feliz e satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado pela nossa equipe para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde no Município”, salientou Angelim.

 O prefeito Raimundo Angelim fez questão de destacar, durante a inauguração, o forte investimento em saúde e a parceria com o governador Binho Marques, para garantir um melhor atendimento ao cidadão. “Precisamos trabalhar com a humanização da saúde e é nisso que estamos investindo: não só na melhoria do prédio, que também é importante, mas na qualidade de vida da comunidade, esta sim, nossa grande prioridade”, finalizou o prefeito.

 União entre governo e prefeitura fortalecem ações em saúde
 O secretário Estadual de Saúde Osvaldo Leal também destacou a importância do Pacto pela Saúde na melhoria do atendimento nos bairros da Capital. “Estamos de fato consolidando um novo conceito de pronto atendimento com a estruturação das unidades básicas de saúde. Este espaço reafirma a nossa caminhada de parceria e mostra que quando damos as mãos, quando nos unimos e trabalhamos juntos para melhorar as ações básicas de saúde, verdadeiramente estamos trabalhando o sistema único. Esta unidade é reflexo disso, não só da qualidade do atendimento, mas de como a união, a parceria pode melhorar a vida das pessoas”, salientou.

 O secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil, disse que a unidade mostra  “a nova realidade da saúde do município” e que a prioridade da  gestão é a humanização do atendimento. “O objetivo é fazer com o atendimento chegue até o cidadão com qualidade. E nesse sentido, a estrutura física é importante, porque permite a melhoria das condições de trabalho e isso vai garantir uma condição muito melhor de atendimento à população, num ambiente mais humanizado”, disse.

Contra dengue
 No final da cerimônia de inauguração da Unidade de Saúde da Família Dr. Mário Maia, os alunos da escola Alcimar Nunes Leitão apresentaram peça de teatro, com o tema “Combate à dengue”, apontando os riscos e perigos do mosquito aedes aegypti e as formas de se prevenir da doença. “Com o aumento das chuvas pode ocorrer um novo surto da doença em nossa cidade, por isso é muito importante o envolvimento e a participação de todos contra os focos do mosquito”, advertiu Angelim. (Ascom PMRB)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation