X

Rbtrans lança campanha de educação em ônibus


Lixo nos ônibus, desrespeito aos idosos, bagunça nas filas do Terminal, pessoas estressadas e poluição sonora são alguns dos problemas que prejudicam o transporte coletivo de Rio Branco. Para superá-los, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans) lançou ontem, no Terminal Urbano e nos coletivos da cidade, uma campanha educativa no sentido de conscientizar os usuários sobre a necessidade de ter boas maneiras na hora de andar de ônibus. O projeto tem caráter experimental, podendo ser ampliado no ano que vem, e durará até o final deste mês.

A iniciativa consiste no mini-teatro do Grupo do Palhaço Rufino encenando um homem e uma mulher dentro dos ônibus se passando por usuários. A dupla simula as situações reais que mais incomodam os passageiros, como lixos jogados no chão dos coletivos, pessoas gritando no celular, ouvindo música alta e não cedendo lugar para idosos, deficientes e/ou grávidas. Além disso, uma equipe de 3 integrantes da Rbtrans estão circulando na parte da manhã (10 às 12h30) e da tarde (15 às 18h) para mobilizar os usuá-rios sobre o quanto é importante ter um bom comportamento nos ônibus.

De acordo com Andréia Oliveira, assessora da Rbtrans e uma das realizadoras da campanha, trata-se de um trabalho de resgate da gentileza das pessoas e da preocupação delas para com o próximo, sentimentos acentuados por conta da época natalina.

“É um projeto piloto voltado à conscientização e que é feito de forma divertida e pedagógica. Assim, estamos avaliando a receptividade das pessoas para aprimorar a campanha e até adequá-la a focos mais específicos. Por exemplo, quando ensaiamos a peça ontem, as pessoas disseram que deveríamos mostrá-la aos mais jovens. Daí, já surgiu uma sugestão para o público-alvo de campanhas posteriores. Outra observação que fizemos é que a resposta da população tem sido boa até o momento e isso é muito importante para a realização de novas campanhas desta natureza”, finalizou ela.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: