Binho Marques fala sobre investimentos de governo e responde à população

biiii
O governador Binho Marques foi o entrevistado terça-feira no Jornal do Meio Dia, transmitido pela TV Aldeia para todo o Acre. Binho respondeu aos questionamentos da população via telefone, e também às perguntas das pessoas nas ruas de Rio Branco.

Entre os assuntos de destaque durante a entrevista estão o novo sistema de saúde, implantado com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento; o planejamento da segurança pública, as ações de desenvolvimento sustentável e o Pro-Acre.

Logo no início o governador Binho Marques falou da participação do Acre na 15 ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 15), que acontece em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. “Estamos dando um passo importante para um mundo mais protegido, e que a gente possa garantir mais qualidade de vida para todos”. O governador destacou ainda que o Estado tem sido vitrine para outros países, como a Noruega, Estados Unidos e Sué-cia com a vinda de comitivas para conhecer as experiências de desenvolvimento com base florestal. “Durante nossa participação na Conferência vamos mostrar que o planeta precisa da floresta em pé, mas que também é importante garantir a qualidade de vida das pessoas que moram na floresta”.

Uma das perguntas dos telespectadores da TV Aldeia foi referente a realização de concursos públicos. Binho ressaltou que existe um prazo legal, já que o próximo ano é de eleições estaduais, para a publicação dos editais. “Estamos realizando um apanhado das necessidades. Os editais devem ser lançados até janeiro de 2010”. As vagas serão destinadas ao Instituto de Meio Ambiente, Educação, Polícia Civil e Saúde. “As contratações visam atender ao crescimento dos serviços públicos, além de melhorá-los”, complementou.

O governador destacou ainda as obras de infra-estrutura, como o asfaltamento de ramais e da BR-364 e também sobre a inauguração da AC 40. Até 2010, o Governo irá asfaltar 250 quilômetros de ramais, além de piçarrar outros 400. “O Acre tem oito mil quilômetros de ramais. Estamos acabando com a fase de enxugar gelo, investindo no asfaltamento e na construção de pontes e bueiros. A escolha dos ramais é sempre debatida com os representantes de associações e cooperativas para que a prioridade seja dada aos que possuem maior densidade e os mais produtivos”.

Planejamento estratégico da Segurança Pública – A Segurança também foi assunto da entrevista. Binho destacou que dentro do novo planejamento da Segurança Pública, a implantação da Secretaria de Polícia Civil é uma das características da reestruturação. “Tanto que a prisão dos assaltantes do banco de Feijó é fruto do trabalho de inteligência”.

A reestruturação também inclui a contratação de mais policiais militares, compra de equipamentos, a implantação do banco de horas, o que tem permitido maior presença de policiais nas ruas, entre outros aspectos.

O governo dividiu o Acre em dez territórios e nomeou delegados e comandantes específicos para cada regional. Periodicamente os índices de vio-lência são checados e as ações revistas em caso de necessidade. “Os resultados mais plenos começarão a ser sentidos pela população já no próximo ano”.

“O Pro-Acre é a minha paixão”, diz Binho Marques
Durante a entrevista, o governador disse que de todos os programas desenvolvidos em sua gestão, o Pro-Acre é o mais simples e também o mais importante. “Ele chega às pessoas que mais precisam e desenvolve ações nas áreas de saúde, educação e produção sustentável”.

Estão sendo formadas 12 equipes de médicos, e efetuada a compra de 20 barcos. Esta estrutura irá percorrer os dez rios mais importantes do Estado levando atendimentos médicos aos ribeirinhos e indígenas. Pelo menos uma vez a cada dois meses, a equipe irá visitar as 100 comunidades pólos selecionadas. Durante cinco dias o barco todo equipado permanece nestes locais. “As comunidades do entorno serão avisados. Assim conseguiremos diminuir os índices de mortalidade infantil e aumentar o número de pré-natais realizados, por exemplo. É um trabalho com muitos resultados”, explica o governador.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation