TALENTO COMEÇA NA PERIFERIA

Avoz3
Ademir (foto), de nove  anos de idade, mora no Ramal da Judia, periferia de Rio Branco, foi aqui que o talento do garoto despertou pelas artes. De uma embalagem de marmitex, por exemplo, pode sair um Dragão, no papel reproduz paisagens e problemas sociais do cotidiano. Dia desses ao ver um mendigo pedindo esmola na frente do banco, a imagem “desoladora” do homem chamou atenção, o que fez parar e desenhar aquele momento. Apesar da família ser pobre, os pais dão todo incentivo comprando cadernos, lápis de cor e canetas, mas falta o essencial, a escola e professores específicos da área para desenvolverem as técnicas inventadas por ele. No futuro, quando crescer, tem como opções profissionais ser astronauta ou comandante da Marinha, mas voltando a nossa realidade, o garoto está precisando mesmo é de um computador, quem sabe com o equipamento nas mãos não seja útil para o aperfeiçoamento profissional?

Avoz12

FALA POVO
Todos sabem, o espaço é dedicado ao povo, o que chega aqui é publicado na íntegra, seja qual for o tema. Diante disso, a partir de hoje vamos divulgar a melhor carta enviada no ano passado ao programa Clube do Rei da 98 FM, apresentado pelo radialista Jânio Gomes, aos sábados à tarde, com músicas do cantor e compositor Roberto Carlos.  A carta refere-se  a um conto de amor que teve início há quatro anos e permanece até hoje de forma estável e feliz. Acompanhe, então, a primeira parte dessa história real que terá seguimento nas próximas edições.

EBANO E O MARFIM (Jessica e Efraim)  (PARTE I)

Avoz4
Estou aqui no Acre há apenas oito meses, sempre gostei de ouvir rádio, e descobri através de uma amiga o programa Clube do Rei da 98 FM, ela recomendou e de cara gostei muito pela forma diferente e dinâmica da transmissão através de quadros com uma variedade musical, enfim, é muito bom acompanhar pelo rádio, pena que é uma vez por semana. Mas, sou natural do Mato Grosso da cidade de Rondonópolis, estou aqui a trabalho, devo ficar até o final do ano e o que mais gostei foram às cartas que os ouvintes enviam para serem lidas no final de cada mês, e ouvindo alguns relatos pensei, “quanta gente sofre por amor em busca da pessoa certa para ser feliz”, já vivi situações parecidas com algumas que já ouvi no programa. Confesso que já sofri muito por amor, já casei, descasei e finalmente encontrei minha felicidade no amor, justamente numa pessoa diferente e especial, extremamente carinhosa, compreensiva e cúmplice de tudo na atual fase de minha vida, portanto, vou relatar o início desta minha definitiva história de AMOR, vou tratá-lo carinhosamente como o trato até hoje de “Minha Luz”.

Em dezembro de 2006, fui convidada para participar de uma festa de confraternização de multinacional que desenvolve trabalhos de filantropia e benemerência junto as comunidades carentes das principais capitais brasileiras, reconhecida mundialmente pelos resultados alcançados, e foi justamente nesta festa de confraternização que conheci Minha Luz e meu destino.

 Nota Pé: Não percam a próxima edição dessa linda história de amor.

QUESTÃO DE DIREITO  PARTE VIII

Juiz justifica traição conjugal e chama marido traído de “solene corno”

As mulheres se apaixonam e, principalmente, sentem o “doce sabor da vingança” – meu marido não me quer, não me deseja, me acha uma ´baranga´ – (azar dele!), mas o meu amante me olha com desejo, me quer – eu sou um bom violino, há que se ter um bom músico para me fazer mostrar toda a música que sou capaz de oferecer!!!! Daí um dia o marido relapso descobre que outro teve a sua mulher e quer matá-lo – ou seja, aquele que tirou sua dignidade de marido, de posseiro e o transformou num solene corno! quer “lavar a honra” num duelo de socos e agressões, isso nos séculos passados, porém hoje acabam buscando o Poder Judiciário para resolver suas falhas e frustrações pessoais.

 Mas se esquece que ele jogou sua mulher nos braços de outro que soube ouvi-la, acarinhá-la e fez renascer o viço, a alegria, a juventude e, que, principalmente, não a coagiu, não a violentou, não exigiu o “debitum conjugale” e, sim, a levou pela mão por caminhos floridos talvez nunca percorridos.

Por isso, depois, num ato de arrependimento o traído resolve ser magnânimo e “perdoar a adúltera”, recebê-la de “volta ao lar” como se nada fora – é como se ele houvesse permitido a ela um vôo solo – “mais linha na pipa?” Como fica o outro que não matou, não roubou, não tripudiou, apenas fez alguém feliz, alguém que precisava dele como de água no deserto… ele será difamado, execrado, sua profissão abalada, seus valores perderão o sentido??? Acredito que não, aí não cabe ônus ao outro – ele apenas satisfez o desejo de uma pedinte – é crime? não; pecado, não!!!! e se houve a violência da parte da vítima da infidelidade, o outro deverá ser ressarcido por danos morais e sair de cena como entrou – com dignidade – e a vítima da infidelidade que vá a um psiquiatra aprender a lidar com seus fantasmas, que cuide de sua saúde física e mental, que nunca “jogue na cara” dela o “perdão” concedido – deixe-a com sua auto-estima renovada e não perca de vista que “a nega é minha, ninguém tasca, eu vi primeiro” é apenas a letra de um samba e que um pássaro que aprende a voar livremente não se adapta mais à gaiola…. só se muito bem cuidado.

Você tem qualidade de vida?

Qualidade de vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio. E isso pressupõe muitas coisas: hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacio-namentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc. Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida deve (ou deveria) fazer parte das prioridades de todo o mundo. O teste ao lado, elaborado por uma empresa de tecnologia em saúde, vai possibilitar a você uma avaliação do nível de qualidade de vida. Portanto, nada melhor fazer o teste para começar bem 2010. Coloque o número correspondente em cada questão e selecione a resposta que melhor descreve sua situação atual. Depois de responder todas as questões, some os resultados obtidos.
 
Marque:

( 2 ) Freqüentemente
( 1 ) Algumas vezes
( 0 ) Raramente ou nunca

(    ) Tomo um bom café da manhã, com frutas, cereais etc.
(   ) Como frutas e vegetais crus pelo menos duas vezes ao dia
(   ) Tomo menos que cinco doses de bebidas alcoólica por semana
(    )  Evito comer alimentos doces ou açúcar no dia-a-dia
(      )  Bebo no máximo quatro cafezinhos por dia
(    ) Bebo no mínimo cinco copos d’água por dia
(      )   Pratico mais de 30 minutos de atividade física pelo menos três vezes por semana
(     )  Evito drogas e tabaco
Quando exposto ao sol, protejo minha pele com protetor solar, chapéu etc.

ÚLTIMAS DO DIA

* Ao primeiro sinal de mudança na política energética, o então governador Jorge Viana se po-sicionou duramente contra aqueles que queriam o Linhão…
*  …na época, alertava para a crise que viria no futuro, vejam que hoje vivemos de apagões. Portanto, tirando as lendárias “mucuras”, as velhas termoelétricas demonstravam aparentemente mais segurança, tínhamos reservas, agora é só cair o sistema em Rondônia e boa parte do Estado vai junto pro escuro. Definitivamente assim não dá!
* Os excedentes que ficaram na rabeta no concurso público de agentes penitenciários estão sendo chamados para exercerem a função de Sócio Educadores do Estado. E pode? Sei não viu, aí tem?
* É mais uma colaboração quente da coluna para o MP investigar tendo a frente o novo procurador-geral de Justiça, Sammy Barbosa, recém empossado no cargo.
* Notícia corrente que os controladores de vôos andaram cochilando no Aeroporto de Rio Branco, fato que teria obrigado o avião da Gol arremeter. Em 2009 a coluna fez vários alertas a respeito do problema e ninguém se pronunciou, quando acontecer um acidente, aí vai ser aquele “Deus nos acuda”. A patente já diminuiu, era internacional, agora é o que?
* O mais interessante são as opiniões do povo postadas no site agazeta.net, minuciosos detalhes de gente que sabe dos acontecimentos, principalmente de quem trabalha na torre de controle (claro, alguns são meros chutes) e que deixariam qualquer membro de CPI de orelha em pé…
* …tem lá acusações até contra o jornalista Gerson Rondon que teria inventado a história. Bem, com todo o respeito às opiniões divergentes, abrindo um rápido parêntese, mas qual o interesse do colega que passou tremendo sufoco dentro do avião em mentir para a opinião pública? Convenhamos, nenhum.
* Já o famoso apresentador e âncora de TV Bóris Casoy, que ficou célebre pela frase: “Isso é uma vergonha”, está sendo processado por meio mundo ao fazer comentários discriminatórios contra os garis…
* …taí o que dá querer improvisar as coisas na televisão. Telejornalismo é coisa séria e o velho e bom script salvaguarda esse tipo de situação, até mesmo na Justiça.
* Esporte. Afastado das pistas há dois anos, Fabiano Oliveira promete voltar ao atletismo em dois mil e dez. Ele disse que abandonou as corridas porque comia mal para agüentar o rojão dos treinos, além disso, eram poucos os que o apoiavam. Mesmo assim, quando estava na ativa foi campeão pelo Acre, dentro e fora do Brasil. É mole?
* Visando a Copa do Brasil, o Juventus que vai enfrentar o Atlético mineiro caminha mal das pernas, domingo passado perdeu para o time de Extrema no amistoso realizado dentro de casa.
* Saudações tricolores para o Patetão um dos melhores pizzaiolos da cidade.
* Nelsinho Piquet depois das trapalhadas esta definitivamente fora da Formula 1, enquanto isso, Bruno Senna, sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna, está com o pé dentro. É o que dá ser profissional.
* Mais informações acessar o blog: www.acreesportivo.zip.net. Vá lá e confira na internet as notícias atualizadas do esporte local, nacional e até internacional. Sendo bom, recomendo!
* Que o fim de semana seja de paz, mas sem apagão. Até a próxima sexta-feira.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation