Cultura troca direção de jornalismo pela sétima vez em 4 anos

Troca de comando no Jornalismo da Rede Cultura. Antonio Neves saiu na quinta-feira. Estava em férias, foi chamado para a “gravação de um piloto” e surpreendido com o comunicado da sua demissão.

Paulo Fogaça, o Fogacinha, com passagens na Globo e SBT, já assumiu em seu lugar. Foi apresentado na sexta-feira por Marcelo Amiky, diretor de produção, como novo “facilitador” do departamento. Algo que ninguém até agora – apesar dos esforços desenvolvidos – entendeu o que significa.

É a sétima troca de comando no Jornalismo da Cultura só nos últimos quatro anos – Alexandre Machado, Albino Castro, Pola Galé, Julio Moreno, Paulo Roberto Leandro, Pola Galé de novo, Toninho Neves e, agora, o Fogaça. Fácil concluir que o problema certamente não está no diretor, mas na estrutura do departamento ou da própria emissora.

Entre as conseqüências mais imediatas, já se sabe que haverá a mudança dos apresentadores do “Jornal da Cultura”. Laila Dawa e Ricardo Ferraz estão com os dias contados, mas os seus substitutos ainda não foram escolhidos. Os dois serão aproveitados em outros setores.

E mais essa
 Se uma não bastasse, agora são duas passarelas no ar. E isto, com direito a “troca de tiros” nos bastidores entre os programas e emissoras envolvidos, “Domingo Legal” – SBT, e “Hoje em Dia” – Record.
Surpreende a facilidade de se perder tanto tempo com tamanha bobagem.
 
Ibope
 Ontem foi um dia de festa no SBT. Números consolidados de anteontem, 18/01, apontaram vitória sobre a Record nas duas faixas – 24 horas: 6 a 5, e das 6h às 24h: 7 a 6.
Segundo se informa, isto não acontecia há mais de 10 anos numa segunda-feira. 
 
Opinião
 Há, em todo mercado, uma preocupação muito grande com o atual momento da Record. Uma situação que pode se agravar ainda mais se providências não forem tomadas, e no mais curto espaço de tempo possível. 
É indispensável a colocação de profissionais certos nos lugares certos, enquanto ainda é possível salvar alguma coisa.
E necessário, antes de tudo, que a atual direção da emissora tenha a grandeza de reconhecer a sua incapacidade de combater o problema no estágio em que se encontra.                                              
 
Prazo final                                                                                                   
 Hoje é o último dia para que o Banco do Brasil exerça sua prioridade de compra do “Projeto Vôlei 2010” junto ao departamento comercial da Rede Globo.
A emissora irá acompanhar a Superliga – Masculina e Feminina, a participação de nossas seleções em grandes torneios internacionais, e o Mundial de Vôlei de Praia, entre outros.
 
Copa do Mundo
 Entre hoje e amanhã, a Bandeirantes deve ter a lista final de todos os profissionais que estarão envolvidos na cobertura da Copa da África.
Trabalho desenvolvido pelo novo diretor José Emílio Ambrósio.                                                                            
 
Uma fortuna
 Ninguém mais, com toda certeza, gosta do “Big Brother” que a própria Globo. E razões não faltam para isso.
Há em todo mercado comer-cial a estimativa que o faturamento do programa, em seus dois meses no ar, ou pouco mais que isso, passe tranquilamente da casa dos R$ 300 milhões.
Não tem nada melhor que começar o ano com um dinheiro desse tamanho.                                                                          
 
Externas                                                                                                   
 Elenco e produção de “Ribeirão do Tempo”, nova novela da Record, mal completaram os trabalhos e em Brotas, São Paulo, e já têm uma nova missão pela frente.                                                                 
A equipe segue na próxima segunda para a cidade de Casemiro de Abreu, RJ.                                                                      
Lá serão gravadas as cenas que mostram o riacho que dá nome à novela e à cidade fictícia: Ribeirão do Tempo.                                     
Do elenco, viajam: Bianca Rinaldi, Caio Junqueira, Jacqueline Laurence, Ângelo Paes Leme, Taumaturgo Ferreira, Rodrigo Phavanello, Rafael Calomeni, Letícia Medina,  Liliana Castro, Cássio Scapin e Heitor Martinez.   

Assuntos desta notícia

Join the Conversation