X

Acre se prepara para Conferência de Defesa Civil

O governador Binho Marques, na edição de quarta-feira (27) do Diário Oficial do Estado, convocou a realização da primeira Conferência Estadual de Defesa Civil. O evento acontece no momento em que os moradores das regiões mais baixas da Capital e de outras cidades do interior convivem com o risco de mais uma vez abandonarem suas casas por conta do transbordamento dos rios da região.

A realização da conferência é uma determinação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que realizará em março o encontro nacional da área. De acordo com coronel Ivo, secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o objetivo do evento é fazer com que cada Estado e município leve a Brasília suas propostas e necessidades para a elaboração de uma política na-cional para o setor.

A etapa estadual está prevista para acontecer no dia 19 de fevereiro. A conferência municipal será hoje no auditório do Colégio de Aplicação. Nascida às margens do Rio Acre, a Capital do Acre enfrenta anualmente o problema das enchentes. Milhares de famílias precisam quase todos os anos enfrentar o martírio de deixar suas casas para trás e ir para os abrigos montados pela Defesa Civil.

Hoje subordinada à Secretaria de Segurança, a Defesa Civil é o órgão do Estado responsável por atuar no momento de catástrofes que atingem a população. Dentro de sua estrutura estão várias secretarias. Além da pasta da Segurança e do Corpo de Bombeiros, o comitê da conferência estadual será formado pela Polícia Militar, Exército Brasileiro, Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público e organizações não governamentais. 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: