Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreanos terão quase um mês de feriados em 2010

Depois de um 2009 repleto de feriados prolongados, em 2010 essa folga extra será encurtada pelo calendário. Mas não é nada que tire do Acre as primeiras posições do ranking dos estados que mais feriam no Brasil. Ao todo, o Acre irá parar por 23 dias neste ano. Novembro será o mês com o maior número de dias parados. Além do dia primeiro, em janeiro os acreanos param para celebrar o Dia do Evangélico, próximo 23.

Fevereiro será o mês da folia. O Carnaval começará já na segunda semana. Pelo calendário oficial de feriados do governo, o Estado irá parar em 15, 16 e 17 de fevereiro. Em março e maio a população precisará trabalhar um pouco mais. Somente em 8 de março será feriado pelo Dia Internacional da Mulher, que cairá numa segunda-feira.

Em compensação, em abril o feriado católico proporcionará um repouso maior. Além disso, no dia 21 será lembrado e descansado o Dia de Tiradentes. O Dia do Trabalhador coin-cide com um sábado – o único feriado de maio. A celebração do Corpus Christi (3) e do Aniversário do Estado do Acre (15) serão os dois dias de junho para feriar. Em julho, nada de folga.

Em agosto o dia que marcou o início da Revolução Acreana (6) irá compensar o escasso número de dias parados nos meses anteriores. A data histórica cairá numa sexta-feira. Apesar de ter dois feriados em setembro, os acreanos só terão descanso mesmo em um. O Dia da Amazônia (5) celebra-se num sábado. O 7 de Setembro, numa terça-feira. Também na terça será o feriado de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro.

No penúltimo mês do ano o Acre ficará paralisado por quatro dias. O primeiro deles será o dia do servidor público logo na abertura do pe-ríodo, seguido pelo Dia dos Finados (2), proporcionando um feriadão que começa no sábado e estende-se até terça. A Proclamação da República (15) será na segunda-feira. Outro feriado em novembro é o Tratado de Petrópolis, dia 17. Como em 2010 a data será numa quarta-feira, o governo o transferiu para a sexta, como previsto em lei estadual aprovada ano passado.

Em dezembro os feriados permanecem os mesmos, até não ser criada uma lei que aumente a folga da população.  

 

Sair da versão mobile