Aumentam reclamações contra operadoras de planos de saúde no Acre e Rondônia

espera

Em 2009, foram abertos no Núcleo Regional de Atendimento e Fiscalização da ANS em Mato Grosso (NURAF.MT) 272 procedimentos administrativos contra as Operadoras de planos de saúde sediadas em sua circunscrição (Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia). Esse número representa um aumento de aproximadamente 64%, em relação ao ano de 2008, quando foram instaurados 174 processos.

Os temas mais reclamados pelos consumidores no último ano foram: cobertura assistencial (quando a Operadora não autoriza a realização de um determinado procedimento ou consulta pretendido pelo consumidor) com 34% das reclamações; ausência de rede prestadora (ausência de profissionais em determinada área, hospitais ou serviços) com 16% das denúncias e aumento de mensalidade (reajuste por mudança de faixa etária e reajuste por variação de custos) com 15% das reclamações.

Como pontos positivos da atuação da ANS, na área de abrangência do NURAF.MT, podem ser destacados a cooperação-técnica com o Estado de Mato Grosso, por intermédio do PROCON/MT, e a implantação da Notificação de Investigação Preliminar – NIP, que permite uma solução mais célere nas demandas relativas às negativas de cobertura assistencial.

 As dúvidas e reclamações  podem ser feitas pelos telefones (65)3642-6255, (65)3642-4299 ou, ainda, pelo 0800-7019656 (ligação gratuita). (RONDONIAGORA)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation