Novo procurador-geral quer Ministério Público nas comunidades mais distantes. Corregedor e Colégio de Procuradores também foram empossados
O governador Binho Marques participou nesta sexta-feira, da posse de Samy Barbosa Lopes no cargo de procurador-geral do Ministério Pùblico Estadual. A cerimônia foi realizada no Teatro Plácido de Castro e reuniu as principais autoridades do Acre, advogados e operadores do Direito. O procurador Flàvio Siqueira foi empossado no cargo de corregedor-geral do MPE. Vanda Denir, Ubirajara Albuquerque e Edmar Monteiro são os novos signatários do Colégio Superior de Procuradores.
Estiveram presentes ao evento, o presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Pedro Ranzi, o presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Acre, Helder Paiva, o presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável e ex-governador Jorge Viana, o presidente da secção acreana da Ordem dos Advogados do Brasil, Florindo Poersh, parlamentares estaduais e federais. “O Samy representa a nova geração do MP, que tem papel importante nas transformaçoes vividas pelo Acre”, disse o governador.
Formado pela Universidade Federal do Acre, Samy concluiu o curso de Direito aos 22 anos. Dois anos depois, ingressou no MP. Atualmente possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Samy voltou a frisar que trata-se de um momento único em sua trajetória profissional e vida pessoal. “É o coroamento de uma carreira de treze anos e que foi pautada no combate ao crime organizado”, disse. Ele faz parte do grupo de jovens procuradores que enfrentou o crime organizado no Acre e que junto com a sociedade encerraram um tempo de violação dos direitos elementares do cidadão, degradação ambiental e de fragilidade do Estado. Para Samy, o Ministério Público tem de chegar às comunidades mais distantes do Acre de modo a ficar o mais próximo da população.
Além disso, sua gestão à frente do MP deve ser marcada também pelo aprofundamento das ferramentas de tecnologia da informação e por um ritmo de conciliação. Samy ocupa o lugar de Edmar Monteiro, cujo trabalho foi amplamente elogiado pelo sucessor. “Este é sem dúvida o maior desafio da minha”, disse, resumindo o trabalho de seguir fortalecendo o MP. (Agência de Notícias do Acre)