3 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Compra Antecipada da Merenda Escolar é o tema do programa Dois Dedos de Prosa

paula por paula
25/01/2010 - 17:29
Manda no zap!CompartilharTuitar

merenda212121
A produtora rural Laudicésar Ribeiro de Araújo, moradora do Ramal Granada, conseguiu vender toda a produção de banana comprida para incrementar a merenda escolar da rede estadual de ensino em 2010. A comercialização só foi possível graças ao Programa Compra Antecipada. Iniciativa que está mudando para melhor a realidade de muitos trabalhadores da zona rural e que é o tema do Programa de rádio Dois Dedos de Prosa com o Governador, desta segunda-feira, 25.

O Governador Binho Marques falou sobre o programa que já traz bons resultados para o Acre. “Eu fico muito feliz com isso, porque, as famílias ganham vendendo a produção garantindo antecipadamente a comercialização desse produto que elas podem se planejar a partir disso, e podem melhorar a produção no ano que vem, sabendo que tem um mercado garantido, como também melhorar a qualidade da merenda escolar dos nossos alunos”, avaliou.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Hoje no Acre, boa parte da merenda escolar já está sendo fornecida pelos produtores do próprio estado. Segundo Binho Marques, o trabalho começou em 1993, quando o Jorge Viana era prefeito de Rio Branco e ele secretário de educação, e quando a merenda escolar se resumia a leite e bolacha. Nessa época foi elaborada uma regionalização da merenda, que acabou virando uma refeição, com pelo menos 25% das necessidades alimentares de um estudante garantidas. Ainda assim, a legislação dificultava a compra de alguns produtos. Uma realidade que mudou desde o ano passado, quando o presidente Lula criou uma lei que facilitou para que pelo menos 30% de toda merenda escolar fosse dedicada à pequena produção, oriunda da produção familiar.

“Hoje a merenda escolar tem o feijão, banana comprida, macaxeira, frango, leite pasteurizado, às vezes a gente coloca até o pão de milho na merenda, o açaí, a fruta da época, às vezes têm melancia, abacaxi, a gente compra muito abacaxi dos produtores, então, tudo isso é muito interessante, porque, garante um alimento saudável. Antigamente a merenda escolar era listada em Brasília e ela vinha de qualquer parte do país, então aqui no Acre a gente consumia um produto já velho estragado, hoje não, é uma comida fresca saudável e também muda a cultura alimentar para você comer mais frutas e verduras”, afirma o governador.

No Acre, o Governo do Estado alimenta diariamente mais de 200 mil alunos com merenda escolar. “Imagine o trabalho que isso significa. É muito mais fácil fazer uma licitação e mandar as grandes empresas entregarem nas escolas, difícil é você ter uma logística desse tamanho e ainda ficar preocupado em envolver o pequeno agricultor nesse programa. Mas nós achamos muito melhor ter mais trabalho, mas que o recurso fique aqui, porque, quando é uma licitação grande, feita com grandes empresas o recurso bate aqui e vai embora, quando a gente trabalha com o pequeno produtor, ele fortalece também a vida de milhares de famílias que vivem na área rural”, avalia Binho.

O Programa ainda não atingiu todos os municípios do Acre. Segundo o governador, como a merenda escolar é em parte uma demanda dos municípios, o Governo está discutindo atualmente como implementar esse sistema. “Nós estamos discutindo com os prefeitos, encontrando até alguma resistência. Se a gente não tiver esse interesse na produção familiar, não acontece, porque, dá muito trabalho, então nós estamos tentando convencer vários prefeitos a fazerem uma parceria com a gente para que a iniciativa seja levada para todos os municípios”, diz o governador, complementado: “Este ano nós queremos lançar mais alguns produtos nesse programa, incluir a polpa de fruta, castanha, farinha, rapadura, e até um iogurte feito artesanalmente na pequena produção”. (Agência de Notícias do Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ex-prefeito de Sena terá que devolver quase R$ 300 mil ao Ministério da Saúde

Próxima Notícia

Concurso SGA: inscrições encerram nesta semana; confira a relação de isentos

Mais Notícias

Foto: Marcos Vicentti/Secom
Geral

Decoração natalina da prefeitura de Rio Branco vai passar dos R$ 3 milhões este ano

03/11/2025
Foto: Reprodução
2º destaque

Detento é encontrado morto no Presídio de Senador Guiomard; Iapen diz que causas serão investigadas

03/11/2025
Foto: José Caminha/Secom
1º destaque

Acre em alerta: chuvas fortes e ventos de até 60 km/h atingem o estado

03/11/2025
Foto: Reprodução/Secom
Geral

Atletas do Acre iniciam treinos no Camping Escolar Paralímpico Regional em Manaus

03/11/2025
Foto: Anne Nascimento
4º destaque

Professores protestam em frente à Prefeitura de Rio Branco por reposição salarial e não descartam greve

03/11/2025
Foto: Divulgação
5º destaque

Ufac homologa resultado final do concurso para técnicos administrativos; veja nomes

03/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Concurso SGA: inscrições encerram nesta semana; confira a relação de isentos

Em Cruzeiro do Sul, Ciretran alerta para a importância da faixa de pedestres

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre