13 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Quem pagará essa conta imoral?

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
05/01/2010 - 06:48
Manda no zap!CompartilharTuitar

Inicialmente, deixo claro que não estou aqui pra defender “marginal” ou “bandido”, como assim o povo denomina os presos.

Após engolir a seco inúmeros episódios ocorridos no sistema prisional acreano e aparatos policiais do Estado do Acre, não deu mais pra degustar essa. Na edição de domingo/segunda (02.01.2010) de A GAZETA a manchete de capa é: Iapen diz que padrasto que estuprou e matou a enteada em Sena Madureira se suicida dentro do presídio “Antonio Amaro”. Entretanto, o IML declara que a causa da morte foi traumatismo craniano, em decorrência de um enorme corte encontrado no couro cabeludo e marcas de espancamento. Está lá no jornal, não com essas palavras, claro.

É importante frisar que o preso não caiu de nenhum penhasco, logo, alguém fez aquilo. Como fizeram com outros presos, p. ex. no caso do Moisés, estuprador e assassino da menina Jéssica – que se suicidou de joelhos dobrados, justamente na hora em que faltou energia -, dentre outras barbaridades em que se apressam pra dizer que foi suicídio quando os próprios laudos oficiais dizem o contrário.

Não quero aqui julgar antecipadamente ninguém, mas essas barbaridades, chamadas de “suicídios” recorrentes, já que a nossa Lei Maior não prevê pena de morte, têm que acabar, sob pena de vermos o retorno da Lei de Talião, a famosa do “dente por dente e olho por olho”. A Idade Média já passou.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Caros leitores, não vivemos mais sob o império de uma Ditadura não, durante a qual o jornalista (Vladimir Herzog) também se “suicidou”, dentre inúmeros outros. Alguém tem que fazer alguma coisa. É o Estado que se responsabilizou para guardar e proteger o preso, até o seu julgamento, que está permitindo que tais fatos horrendos ocorram no sistema prisional. Por exemplo, a família do Martiniano não se conforma até hoje com o seu “suicídio”. Também é dever do Estado evitar o suicídio.

Ademais, isso tem uma enorme conta além da humana, social e cultural, que é a econômica. E somos nós, toda a população do Estado do Acre, quem vai pagar pelos delitos e desmandos dos seus servidores públicos, quer sejam dolosos ou culposos. E essa conta é muito cara, são milhões de reais em condenações que poderão advir dos processos de indenização por danos materiais e morais, movidos pelas famílias dos mortos no sistema prisional ou delegacias ou quartéis etc. Essa conta eu não desejo pagar, por isso exijo desde já a sua extinção.

Eu, como cidadão acreano e Agente, também, do Estado conclamo a todas as autoridades competentes e sociedade civil organizada a exigir o devido esclarecimento dessas “cartas marcadas”, e a punição exemplar de todos os envolvidos, tudo de acordo com as Leis vigentes deste país. Do contrário, vamos ter que nos conformar também quando inocentes estiverem tomando esse mesmo caminho nefasto. E não podemos reclamar de que somos um Estado primitivo.

* Afonso Braña Muniz
é juiz de Direito

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

BONEQUINHA DE LUXO

Próxima Notícia

O dever de fazer justiça

Mais Notícias

Foto: Divulgação/MP-AC
Destaques Cotidiano

Serviços de saúde, cidadania e assistência marcam edição especial de Natal do MP na Comunidade neste sábado

12/12/2025
Calor volta a predominar no Acre no fim de semana, mas temporais pontuais seguem no radar
3º destaque

Calor volta a predominar no Acre no fim de semana, mas temporais pontuais seguem no radar

12/12/2025
Foto: Juan Diaz
Geral

Fim de semana terá Papai Noel, coral e dança na programação natalina de Rio Branco

12/12/2025
Foto: Arquivo/Prefeitura
Destaques Cotidiano

Prefeitura leva ação de prevenção ao HIV para idosos no Forró do Senadinho em Rio Branco

12/12/2025
Foto: Divulgação
Geral

Festival Varadouro 2025 começa nesta sexta com programação diversa em Rio Branco; confira

12/12/2025
Foto: Reprodução
Geral

Lei Maria da Penha deve ser aplicada em caso de idosa agredida por companheira do neto, decide TJAC

12/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

O dever de fazer justiça

Caso Magaiver será acompanhado pelos Direitos Humanos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre