X

Vacina previne contra hanseníase

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Hanseníase, o Programa Estadual de Dermatologia Sanitária promove no dia 29 de janeiro, das 8h às 16h, no Senadinho, a aplicação da vacina BCG para os familiares de pessoas com hanseníase. Segundo a gerente do Programa Estadual de Dermatologia Sanitária, Franciely Gomes, não será necessário levar carteira de vacinação, o familiar precisa somente dizer o nome do paciente, e em seguida será vacinado.

 “O objetivo principal dessa campanha e prevenir a doença nos familiares que convivem ou conviveram com alguém vitima de hanseníase, tanto daqueles que estão tratando a hanseníase, como também, daqueles que já trataram”, informa. 

Durante a campanha também haverá distribuição de panfletos e exibição de vídeos educativos. “Com a exibição desses vídeos, esperamos educar a população para a identificação dos sinais da doença, possibilitando diagnóstico precoce, e assim facilitando o tratamento”, diz Franciely.

Além da capital, os municípios de Acrelândia, Feijó, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Manoel Urbano, também realizam essa campanha. Para Franciely “é muito importante que as pessoas não se envergonhem em procurar o serviço de vacinação, pois assim, estará se prevenindo e evitando contrair a doença”.  (Agência de Notícias do Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: