Ao completar cem anos de fundação, Brasiléia se prepara para sua consolidação como cidade polo da regional do Alto Acre. Sua característica marcante é o seu povo, destemido e lutador, a exemplo de Wilson Pinheiro, defensor das questões ambientais e pela posse da terra. A abertura oficial da programação do Centenário de Brasiléia foi realizada quinta-feira, 28, no Centro Cultural Sebastião Dantas.
As atividades serão realizadas de janeiro a dezembro, dentre elas: o lançamento do livro “Brasiléia nas páginas de nossa história”, de autoria da professora Gislene Salvatierra; exposição “100 Anos de trajetórias políticas e transformações urbanas e rurais” durante a qual serão homenageadas personalidades do município, e ainda celebração ecumênica, Carnavale 2010 e show da virada no dia 3 de julho, data de criação do município.
O poder público municipal irá comemorar o centenário de Brasiléia procurando resgatar sua história, seus fundadores e sua cultura, valorizando cada pessoa que fez parte do processo de sua fundação e aquelas que continuam a trabalhar no projeto de fazer de Brasiléia uma cidade boa para se viver. A prefeita Leila Galvão que fez a abertura oficial da programação disse que se orgulha em fazer parte de um momento tão importante para o município.
“Brasiléia é o único município da regional a comemorar seu centenário nos próximos três anos e isso nos orgulha bastante, fazer parte dessa importante festa é uma dádiva. O centenário de um município é um momento histórico e estaremos juntos comemorando essa grandiosa data”.
Para quem desejar conhecer um pouco mais da história de Brasiléia basta acessar o blog do centenário: http://brasi-leia100anos2.blogspot.com. (Agência Acre)