A fábrica de preservativos masculinos Natex, de Xapuri, expediu nesta segunda-feira, 25, uma remessa de quase 10 milhões de preservativos com destino a 6 estados brasileiros, além do Acre. O lote será transportado em duas carretas até Rio Branco de onde será distribuído para os estados do Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A atual remessa é quase 50% superior às anteriores, que já totalizam um montante de 40 milhões de preservativos já enviados pela Natex ao Ministério da Saúde desde o início do funcionamento da fábrica, em 2008. A Natex realiza de uma a duas remessas mensais com uma média de 6 milhões de preservativos por envio.
De acordo com o encarregado de expedição e relacionamento com o cliente da Natex, Arthur Pereira Brito, a maior quantidade de preservativos embarcados nesta remessa visa atender aoi aumento da demanda resultante do carnaval. “No mês de janeiro, programamos uma remessa de preservativos acima da média para que o Ministério da Saúde atenda a maior necessidade gerada pelo carnaval”, explicou.
Para atingir as metas de produção estabelecidas, a Natex está funcionando durante 24 horas por dia em 4 turnos de serviço. 160 pessoas estão empregadas atualmente de forma direta na fábrica e cerca de 650 famílias fornecem a matéria-prima que sustenta a produção. Um estoque de 140 toneladas de látex, que é atualizado permanente, garante que a fábrica funcione durante um período ininterrupto de 6 meses.
Os preservativos Natex são os primeiros no mundo fabricados a partir do látex de seringal nativo. A empresa é a única no ramo com sistema integrado de produção, ou seja, centrifuga o látex in natura, recebido do seringueiro, e produz o preservativo. A Usina de Centrifugação é a única da América Latina que possui a certificação ISO 9001.
A gerente geral da Natex, Dirlei Bersch, lembra que a Natex não apenas fabrica preservativos, mas também desenvolve um projeto de prevenção de DST/AIDS voltado para as comunidades que fornecem a matéria-prima para a fábrica.
Desta forma, Agentes Comunitários de Saúde que atuam nessas comunidades começam a ser capacitados a partir de hoje em Xapuri, Brasiléia e Epitaciolândia, simultaneamente.
Em Xapuri, a oficina de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde tem início às 8 horas da manhã desta terça-feira no auditório do Museu Casa Branca. (Agência de Notícias do Acre)