Solidariedade e seu significado

O desastre no Haiti foi um dos piores já registrados na história moderna. A solidariedade que se vê todos os dias é algo impressionante. Isso só demonstra que a humanidade ainda tem salvação, que não é feita apenas de pessoas egoístas. No entanto é preciso realmente este tipo de união em momentos “apocalípticos”?

No Brasil, além da morte de vá-rios brasileiros, a morte mais sentida foi da missionária Zilda Arns. Sua morte foi uma infeliz fatalidade de sua missão de vida: solidariedade ao próximo. Estava no Haiti para, mais uma vez, ajudar ao próximo sem esperar retorno, tentando deixar uma herança para este mundo.

Sua passagem deste plano para outro deixou vários exemplos seguidos por todo o mundo. Acredito que o principal dos exemplos e heranças foi a pastoral da infância, resgatando a cidadania de muitas crianças e adolescentes, permitindo que voltem a sonhar, terem a dignidade de poderem se alimentar pelo menos uma vez ao dia.

A partir deste primeiro passo, outras pastorais foram cria-das, entre elas a do idoso, com o propósito de auxiliar aqueles que durante toda uma vida construíram a história e permitiram que chegássemos aonde estamos. Por experiência própria, sei que muitos idosos, muito mais do que ajuda material, precisam de atenção, carinho e respeito.

Amigos da Escola, pessoas voluntárias que retiram dos seus corridos dias, um tempo para ensinar aos jovens sobre esporte, cultura, higiene, profissionalização, entre outros, são mais exemplos de solidariedade.

A pergunta que faço é: qual foi a última vez que você, leitor, fez alguma solidariedade sem esperar retorno, mesmo aquele em que é obrigado. Seja para tirar o mendigo da sua frente, seja para se desfazer de um portador de necessidades especiais de sua vista? Quando foi a última vez que auxiliou alguma entidade sem tentar a reposição em impostos?

 Quando foi que em vez de mandar seu funcionário, você, empresário, auxiliou em alguma ação e não o seu funcionário de confiança? Qual foi a última vez que teve tempo de se solidarizar com sua família? Você realmente o significado de solidariedade?

Descubra e aproveite este lado. Garanto que o sorriso de uma criança abandonada, um idoso esquecido, não são facilmente esquecidos na memória.

Ramiro Marcelo é jornalista.
[email protected]

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation