Bom senso e caldo de galinha caipira não fazem mal a ninguém.
Não enviar médicos acreanos para o Haiti foi a medida mais sensata, mais acertada, que o governo do Acre tomou.
Parabéns para o governador Binho Marques!
Não dava para se admitir, aceitar e até mesmo aprovar a saída de 10 médicos de um Estado que sofre com a falta desses profissionais.
Bom senso também é o que esperamos por parte da Justiça para que não livre da cadeia os bandidos que foram presos por estarem tramando assaltos cinematográficos nas nossas terras.
A prevenção é o bom senso aplicado.
Quando ensinamos nossos jovens sobre os malefícios das drogas e oferecemos condições para que esses jovens tenham alternativas de emprego e renda, evitamos que eles se desloquem para a criminalidade. Nesse caso, o trabalho da Polícia Militar com o Proerd nas escolas deve ser intensificado.
Para quem não sabe, o Proerd é um programa que trabalha com crianças em idade escolar. Dois policiais treinados vão até as escolas com cartilhas e outras ferramentas didáticas para falar sobre todas as drogas e mostrar o que elas fazem com as pessoas. Depois de passar pelo Proerd as crianças ficam em condições de dizer não às drogas.
A comunicação também é o bom senso na prática.
Quando se tem um diálogo aberto com a população, uma relação respeitosa com os munícipes, as pes-soas entendem e colaboram com a administração pública. Um exemplo disso é o Saerb que vai interromper o fornecimento de água em diversos bairros da cidade para a melhoria do sistema de distribuição e vem avisando a população sistematicamente.
Em outros tempos a prática era outra. Cortavam o fornecimento sem avisar a população. Uma ação desrespeitosa. Hoje, o bom senso prevalece e os consumidores já estão preparados para sofrer a falta d’água por 2 dias sem fazer manifestações de protestos.
Para Aristóteles, o bom senso é “elemento central da conduta ética, uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta”.
Que 2010 seja um ano de bom senso para todos.
Eliane Sinhasique é jornalista, radialista e publicitária
[email protected]