CASARÃO SERÁ RESTAURADO

AAAAABOTO1
Construído na década de 1930 pelo turco Abdon Massari, região central de Rio Branco, o chamado Território Livre do Casarão, tombado pelo Patrimônio Histórico do Acre, começa a ser restaurado. O pontapé inicial foi dado na última quarta-feira pelo governador Binho Marques que visitou as instalações, por sinal bastante deterioradas. O local serviu de residência oficial para o coronel Fontenele de Castro, depois nomeado governador pelo então presidente Juscelino Kubitschek. O fato curioso é que o número do seu quarto ainda está lá intacto, provavelmente ele dormiu no apartamento 204 conforme foto exclusiva da A VOZ DO POVO. Quando for inaugurado, o espaço que já foi hospedaria e restaurante, será dedicado a cultura e as artes, além de servir de mais um ponto turístico e histórico para quem visita a Capital.

 EBANO E O MARFIM   (Jessica e Efraim)  (PARTE IV)
AAAAABOTO3
…Mais o tempo demorou a passar, foram três semanas para o tão sonhado encontro e em nenhum momento pude esquecê-lo, todos os seus gestos e atitudes me deixaram maravilhada com um ser tão diferenciado dos que já havia conhecido, fui tão detalhista que sequer lavei a roupa que vestira naquele baile para não apagar o aroma do seu perfume que ficou em minhas vestes. Tudo tinha sido especial naquela festa e eu estava ansiosa para poder vê-lo novamente. Ele se esquivava e eu não entendia o porquê, mas ele estava preparando uma surpresa para mim, meu aniversário é na véspera de Natal, dia 24, e por intermédio das minhas amigas, ele descobriu a data, e foi justamente no dia do meu aniversário que preparou a surpresa que jamais esperava, preparou uma festa no mesmo local da festa que nos conhecemos e quase todas as pessoas que estavam no baile anterior foram convidadas e de forma surpreendente marcou o tão esperado segundo encontro. Para aquela data não tinha sido avisada de nada, é claro, tratava-se de uma surpresa e assim se sucedeu até a minha chegada no local, e lá chegando não acreditei que tudo aquilo era para mim e partindo exatamente dele me senti a pessoa mais importante do mundo, não resisti de emoção e chorei copiosamente.
Nota pé: Não perca a continuação da história, a mulher irá receber um pedido surpreendente.

DICAS IMPORTANTES

Saiba recuar

Está na milenar autoridade do general chinês Sun-Tzu (400-320 a.C.), autor de A Arte da Guerra: “Para ser vitorioso, é preciso saber quando convém combater e quando convém bater em retirada”. Porque, se seguindo todas as pistas para vender seu peixe, ainda assim as coisas não derem certas, é preciso fazer um recuo estratégico. Reveja os procedimentos, reorganize-se e descubra caminhos diferentes para alcançar seu objetivo. Insistir numa batalha que já está perdida pode colocar em risco o sucesso de toda uma guerra.

QUESTÃO DE DIREITO (PARTE XI)

Juiz justifica traição conjugal e chama marido traído de “solene corno”

Cumpre esclarecer que não houve nenhum crime de denun-ciação caluniosa, no presente caso, uma vez que a parte ré confessou que manteve rela-cionamento extraconjugal com a esposa do autor. Além disso, houve indícios de que o mesmo tenha praticado o crime de ameaça quando se comprometeu na audiência de conciliação a qual assinou a ata do processo criminal, a não mais realizar a conduta descrita pelo réu no termo circunstanciado que narra:
“…Em junho de 2007, o declarante recebeu uma ligação em seu celular no qual o interlocutor se identificou como J.L.P.T., dizendo ser marido de uma colega do declarante chamada D.L.T.. J. acusou o declarante de ter saído com D. e disse que ele pagaria por isso, dizendo que levantaria tudo da vida do declarante. Desde então o declarante vem recebendo ligações ameaçadoras, tendo J. inclusive ligado para sua mãe dizendo que ela não havia educado bem os filhos e que o declarante iria pagar pelo que fez. O declarante já encontrou afixado em seu carro um bilhete escrito VOU PEGAR VOCÊ, como também recebeu em sua correspondência, cuja etiqueta dizia PARA MINHA ESPOSA, que continha um consolo e um lubrificante…” (fls. 14)
Com isso, demonstrou que não houve nenhuma denunciação caluniosa no âmbito administrativo por parte do réu, que no mesmo dia que compareceu a delegacia para realizar o registro de crimes contra o autor, também esteve na sede da Polícia Federal, no intuito de se resguardar contra eventual fato que lhe viesse a ser causado pela pessoa do autor.

Um dado a ser observado é que ao ser instaurado o inquérito administrativo no caso do autor, seu responsável pela apuração do fato poderia ter determinado o sigilo do mesmo, por se tratar de fato delicado o qual se referia a vida íntima do autor. Assim, não pode o réu ser punido por algo que de fato foi comprovado durante todo o processo, que é a relação extra-conjugal com a esposa do autor (“o solene”).

ÚLTIMAS DO DIA

* (“?”) Nada não leitor, só estou aqui, cá nos meus botões botando “a massa” para funcionar…
* …isso eu posso, isso não, já aqui… travou…
* …e as fontes…?
* Segura aí o rojão… epa? Calma, calma Botto, foi só um susto.
* Fevereiro, carnaval e futebol tudo no Juventus que enfrenta o Atlético pela Copa do Brasil e realiza o tradicional Vermelho e Preto. Dá-lhe Águia e nada de Estrelão, pelo menos por enquanto, aliás, nos ares, agora só dá Gavião Real ou Harpia 01.
* Diferente de outras re-gionais, é bonito ver viaturas e homens da PM circulando na baixada da Sobral, diminuindo os índices de violência em toda aquela extensa área.
* Já a Ciatran deu uma mancada feia com a divulgação dessas fotos com a garotada fazendo a festa na viatura da Corporação. O Comandante da referida unidade da PM, por sinal, um oficial graduado tem se mostrado meio perdido, é só acompanhar uma blitz em que esta à frente.
* Dia desses, um motorista foi multado no Tancredo Neves acusado de dirigir bêbado sem ter tomado um gole de álcool. O cidadão, conhecido popularmente como Xapuri, já entrou com uma representação no Detran para retirar as multas e punir os agentes de trânsito.
* Agora vai, uma equipe de arquitetos, engenheiros e técnicos, se instalou nos autos do Centro Empresarial Rio Branco para trabalhar no projeto de construção do Shopping Via Verde que deve iniciar a obra em abril…
* …ao mesmo tempo, duas torres gêmeas, as maiores do Estado (coisas do outro mundo), serão levantadas próximas ao Shopping…
* um grupo americano forte está por trás e tem cacife para gastar no Brasil nada menos que um bilhão de reais.
* Pelo jeito, daqui no máximo três anos, aquela área do Deusdeth Nogueira será toda loteada e não sobrará uma árvore sequer…
* …atravessando a rua pega o Edivaldo Guedes com a “Cafua não me Deixes”. Pelo investimento que se quer fazer, nem ele, “ardoroso” defensor do meio ambiente, deve resistir às cifras…
* …e quem diria, ninguém dava nada por aquele lugar, hoje um dos pontos mais valorizados de Rio Branco com Makro e tudo mais.
* A epidemia de dengue pegou o jornalista Ilson Nascimento, o “Maninha” que está aca-mado, dengoso…
* …problema sério de saúde pública que merece uma atenção diferenciada para os pacientes, tanto que o Barral y Barral foi escolhido pelo segundo ano consecutivo como o centro de referência para a doença com toda a estrutura, inclusive laboratorial.
* Atenção Reitoria da Ufac, o curso de Licenciatura encontra-se abandonado, uma das maiores reivindicações é com relação a falta constante de professores no curso de Geografia. Tem gente desesperada com tamanha falta de respeito com os alunos, são disciplinas atrasadas, e por conta da falta de especialistas os que ficam são obrigados a repor as aulas no período de férias, impossibilitando viajar e rever familiares em outros estados. Um problema caseiro que pode ser levado ao MEC.
* Não esqueci da carta que recebi da Penal, será publi-cada em breve. Começa assim: “Celão 6”…
* Show à vista. Zeca Ba-leiro e banda no próximo mês. Mais detalhes com o empresário da noite Neco, telefone: 9976-2022.
* Até a próxima sexta feira.

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation