A Globo pensa pequeno e age de maneira minúscula

A Globo tem que entender que é grande. Poderosa. Está por méritos próprios, e dos seus excelentes profissionais, entre as maiores emissoras de televisão do mundo. Indiscutível.

Por isso é que se condena quando ela pensa pequeno e age de maneira tão minúscula.

Foi assim, lamentavelmente, durante toda a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno, porque a sua concorrente Record tinha os direitos de transmissão.
Não se considerou nem o fato do canal SporTV, emissora das Organizações Globo, cobrir o mesmo evento. A competição de Vancouver foi simplesmente condenada ao esquecimento. Assunto proibido.

É preciso entender que a notícia, o fato, os competidores, os recordes conquistados não pertencem exclusivamente a nenhuma emissora. Dar a informação é apenas e tão somente praticar o bom jornalismo.

Lamentavelmente não foi o que vimos durante a realização da Olimpíada de inverno.

O que, desde já, se pode esperar da Fórmula Indy, apoio da TV Bandeirantes, no mês que vem e pela primeira vez nas ruas de São Paulo?

Ou dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, também com transmissão exclusiva da Record?

Não combina com a grandeza da Globo proceder de forma tão miúda.

Vacilo
 A programação 2010 do SBT vai estrear nesta segunda-feira, mas o novo cenário da “Praça” só ficará pronto a partir do dia 25.
Houve um atraso na aprovação do projeto.
 
Boa surpresa
 É fácil perceber que a própria direção da Record foi surpreendida com a grandiosidade da Olimpíada em Vancouver.
A ficha só caiu depois de iniciada a competição.
Desde já vale avisar que Londres será ainda maior.
 
Uma novidade
 Hebe Camargo volta ao ar no SBT com um especial na segunda-feira, 8 de março.  Dia Internacional da Mulher, do aniversário dela e do coração de todos bater mais forte.
Uma noite de grandes surpresas.
Já a partir do dia 15, o programa vai entrar no seu curso normal. Entre outras novidades, foi costurado acordo para uma participação mais intensa do departamento de jornalismo.
 
Não vinga
 A Globo não tem mesmo o menor interesse em transformar “Lado a Lado” em título definitivo da nova novela de Gilberto Braga. É só pra despistar.
Até porque, “Lado a Lado” já é nome de um filme, produzido em 1998, “Stepmom” no original, com Julia Roberts e Susan Sarandon.
 
Agora vai
 O acordo das emissoras de TV para a transmissão dos sor-teios das loterias da Caixa, informa-se agora, começa a valer a partir de março.
Problemas com equipamentos acabaram determinando o atraso de quase dois meses.
 
Porta de saída
 A Record renovou com o autor Lauro César Muniz até 2015, mas não fez o mesmo com os seus colaboradores em “Poder Paralelo”. Buscar oportunidades na concorrência é o que até agora aparece como única saída.
Curiosamente, os redatores de “A Fazenda” renovaram contrato e estão garantidos até o final da próxima edição.
 
Mesmo endereço
 A Rede TV!, ao que parece, ficou na vontade de apresentar os concursos de misses.
O “Miss São Paulo”, por exemplo, está confirmado na Bandeirantes, dia 24 de abril, e pela primeira vez nos estúdios do Morumbi.
 
Complicação
 Pelo menos até 26 de março, o “Festival de Sucessos” vai continuar na Globo, com títulos de comédia, drama, aventura, ficção científica, ação e policial. Até aí nenhuma novidade.
Duro é aguentar os ananases do pacote.
Ao público, existe a opção de desligar ou procurar outra coisa.
Desrespeito maior é com a equipe e os próprios anunciantes do “Jornal da Globo”, que não tem mais hora para começar. É o “Corujão da Madrugada”.
 
Pacote de programas

 Novo programa da Cuatro Cabezas para a Bandeirantes, o “A Liga”, segundo a própria emissora, já tem várias edições gravadas e aguarda apenas o sinal verde para exibição.
 Fazem parte do time de apresentadores Rafinha Bastos, Débora Vilalba e o músico Thayde.
Formato jornalístico, “A liga” mostrará diferentes versões para um mesmo fato.
 
Fórmula Indy
 O comando da Bandeirantes pretende definir entre hoje e amanhã todo o esquema de cobertura da Fórmula Indy.    
 A Band inclusive vai montar um grande camarote para receber seus convidados especiais, que poderão acompanhar a corrida cercados de mordomias.
 Quanto à narração da “SP Indy 300”, Luciano do Valle ficará responsável pelos trabalhos.
 A prova, no dia 14 de março, terá sua largada à uma hora da tarde.
 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation