Silvio de Abreu e João Emanuel Carneiro são bons exemplos de autores que prendem a atenção do telespectador

Sobre a falta de ganchos na nossa teledramaturgia comentada neste espaço, com destaque – negativo, claro – para “Viver a Vida”, alguém da Globo, que prefere não se identificar, achou “muito pertinente” a abordagem.

E não parou por aí, informando que se trata de um compromisso clássico do autor com o público: como é que você vai continuar a sua história amanhã?
No entanto, há dois casos em especial, entre tantos outros, em que esse objetivo foi inteiramente alcançado, como na recente “A favorita”, primeira do João Emanuel Carneiro no horário 21 horas. Ele deixou o telespectador ligado o tempo todo na novela, mesmo revelando logo no começo que a personagem de Patrícia Pillar, a Flora, era a bandida da história.

E ainda dentro desta sessão nostalgia, de forma alguma poderia faltar “Guerra dos Sexos”, de Silvio de Abreu, que encantou milhares de telespectadores. Era um exercício diário imaginar o que o autor faria para sair das suas próprias sinucas de bico. A imensa maioria dos capítulos terminava com aquela sensação de “e agora?”

Tempos da novela-arte, da novela-de-várzea, da novela-moleque…
Pior que já dá saudade.

 Domingo Legal terá reforço da TV americana
 O SBT aprovou o orçamento do game show “Meu pai é melhor que o seu pai”, formato americano, com estreia entre março e abril no “Domingo Legal”.
Celso Portiolli já tem em mãos oito DVDs do programa, para se entrosar com o mecanismo. 

Cogitou-se a possibilidade de gravar fora da emissora, mas, no fim, todo o trabalho acontecerá mesmo no Estúdio 6. 

Não mudou
 Pelo menos nas gravações de “O Aprendiz” realizadas até agora, João Doria Junior utilizou “você está demitido (a)” na eliminação dos participantes.
Na verdade, a frase é do formato da Fremantle. Não foi uma criação do ex-apresentador Roberto Justus.

Um número
 Nota do “Meio & Mensagem”: “mais de 7,6 milhões de lares brasileiros já dispõem de TV por assinatura. O balanço foi divulgado nessa última quarta-feira, 24, e faz parte do relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referente ao desempenho do setor no último mês de janeiro.
No primeiro mês de 2010, 149.913 novas assinaturas foram habilitadas para o setor”.

Data especial
Christina Rocha vai completar um ano, dia 4 de maio, à frente do “Casos de Família”, do SBT.
Uma série de especiais serão apresentados no período.
Christina, aliás, não abandonou a possibilidade de levar o programa para outras cidades brasileiras. Como em tudo na TV, a idéia tem que passar pelo orçamento.

Ausência
E se a Christina Rocha vai comemorar um ano com o “Casos de Família”, Regina Volpato, a antecessora, continua sem notícia de negociação com qualquer TV.
Quem visita o seu blog não encontra referências sobre uma possível volta, mas se depara com o seguinte alerta: “Eu não tenho Orkut, MSN, facebook, twitter, myspace nem assessoria de imprensa!!!”.

Como assim?
Olha só que historinha interessante: mais de 2 anos, o carioca Fernão Puga tem um programa na Internet, chamado “No elevador” – www.noelevador.com.br. A convidada de estréia foi a Preta Gil.
Agora anuncia-se para março, a estréia do “Vai e Vem” no canal GNT, também dentro de um elevador. Apresentação de quem? Preta Gil.
Diferenças: o dele é gravado dentro de um elevador de verdade, o dela será num cenográfico.
E o Chacrinha lá em cima só vendo. Por aqui continua tudo do mesmo jeito, nada se cria…

Richard-Hasmussem
Começar de novo
Richard Rasmussen estréia  dia 6, às 22h15, o programa “Aventura Selvagem” no SBT. Antes trabalhava no “Domingo Espetacular”, da Record. Por conta dessa troca de emissora já se vão seis meses fora do ar. O lado bom da “quarentena” é que ele já tem oito programas prontos para exibição, e não vê problema no dia – sábado – e horário escolhidos pela emissora.

“Meu programa é para todos os públicos”, finaliza.

Reciclagem
Nem poderia ser diferente: todo o material – cenários,  figurinos e adereços – utilizado nas gravações da minissérie “A História de Ester” será reaproveitado nas próximas produções bíblicas da Record, como “Sansão e Dalila” e “José do Egito”.
Outra coisa: devido à necessidade de movimentar o seu banco de elenco, a emissora não repetirá atores nas minisséries.

Nada bom
Pelo menos até agora não mudou absolutamente nada para Renato Aragão na Globo.
Nenhuma ideia de novo programa avançou e a ordem é se virar com a “Turma do Didi” mesmo, fazendo algumas mudanças a partir de abril. 
Prêmio de consolação é a possibilidade de uma microssérie, possivelmente no começo do segundo semestre.

BATE E REBATE
* Angélica, a Morango do “BBB”, será uma das atrações do “Domingão do Faustão”.
* Ebe HHebe Camargo não vai aparecer em lugar nenhum antes de voltar com o seu programa no SBT.
* Na verdade, ela recebneuNa verdade, ela recebeu muitos convites, inclusive de outras emissoras. Mas agradeceu educadamente a todos. Está se preservando para o dia 8.
* Ingrid Guimarães, depois de 6 semanas de trabalhos, encerrou as filmagens de “Sex Delícia”. Agora, férias.
* A Globo já gravou suas novelas em vários pontos do mundo.

Informa-se agora que um dos seus autores começa a pensar no Japão.
* Perguntar não ofende: seria o Walcyr Carrasco?
* Bandeirantes fez reunião, que foi até as tantas, com os seus principais diretores na quinta-feira. Assunto: programação.
* Depois de vencer “A Fazenda”, Karina Bacchi reaparece neste domingo participando do programa da Ana Hickmann na Record.
* Rede TV! já tem prontos os cenários do reality “Mega Senha”. Na segunda-feira deve acontecer o pré-light.
* “Avental todo sujo de ovo” é o novo espetáculo de Roberto Arduim que deverá contar com a participação de Jussara Freire.
* Os atores estão no elenco de “Uma Rosa com Amor”.
* Falando no Arduim, ele, que durante anos ficou conhecido como tio Sukita, não tem mais contato com a atriz Michelle Machri.

C´est fini
O bom ator João Signorelli também entrou no filme “O Signo do Escorpião”, da Bruna Surfistinha. Encerrados os trabalhos, ele deve agora fazer alguma coisa na televisão.
Depois do Walcyr Carrasco e Emilio Boechat, Eduardo Menga agora contratou Daniel Figueiredo, produtor musical, atualmente na Record, para o elenco da Advantage.
A direção do SBT se apressou em tranquilizar Beto Marden tão logo surgiram informações sobre o fim do  “TV Animal”. Novos formatos de programas foram comprados pela emissora e o apresentador, que tem contrato até dezembro deste ano, será chamado para os pilotos.
Além disso, já grava um quadro do “Domingo Legal”.
Ficamos assim. Amanhã tem mais. Tchau!

Assuntos desta notícia

Join the Conversation