X

EVENTOS

CARNAVAL 2010


Realeza do Carnaval 2010
– A escolha da Realeza do Carnaval 2010 acontece neste domingo, 7, às 18h, no Novo Mercado Velho, com a festa “Esquenta do Carnaval 2010”. Essa é a segunda etapa do concurso, que contou antes com uma pré-seleção de candidatos nas categorias de Rainha e Rainha Gay, devido ao número elevado de candidatos para a estrutura do Mercado. Na pré-seleção foram analisados apenas os critérios de beleza plástica e samba.
Carnaval da Família – O grupo ECC – Encontro de Casais com Cristo – da Catedral promove o Família Carnavalesca, no próximo dia 15, segunda-feira, a partir das 22h.  A noite carnavalesca terá o grupo Mug’s II movimentando os casais no Clube dos Oficiais, perto da Fundhacre, com as marchinhas que fizeram e ainda fazem sucesso. Os abadás estão sendo vendidas na conveniência Trimania e Posto Modelo. Informações nos telefones: 9205-5665/9205-0677.

Carnaval para Terceira Idade – O Centro Cultural Lydia Hammes está organizando o Baile de Canaval para a Terceira Idade, no próximo dia 16, às 15h, no Centro Cultural Lydia Hammes (Bairro Aeroporto Velho). A festa será voltada especialmente para os foliões com mais de 60 anos, mas sem deixar para trás as outras faixas etárias. Uma grande festa para uma grande geração.

Carnaval Infantil – A promoter Meyre Manaus está organizando o primeiro Carnaval Infantil do Sborba, com três noites de folia para a criançada. No dia 7 deste mês, acontece o concurso para a escolha da Rainha e do Rei Momo Infantil. No dia 14, será o Baile de Fantasia, e no dia 16, a noite será animada por marchas carnavalescas.  Informações pelo telefone 8407-3838.

Quinari Folia – O Quinari Folia, em Senador Guiomard, começa dia 12 deste mês e, segundo a Comissão Organizadora, terá uma decoração futurística, ala vip, bandas locais, praça de alimentação e terá bandas de música até às três horas da madrugada. No domingo, dia 14, será o dia do baile infantil com início às 16 horas. Para abrir com total empolgação a festa, os blocos de carnaval do Quinari farão o “Abra Alas” na primeira noite, acompanhando o trio elétrico pelas ruas da cidade.

FESTAS

Sborba – A banda Pimenta de Cheiro é a responsável por animar as noites de quinta-feira no Sborba, a partir das 21h. Buscando resgatar tradições históricas, o Governo do Estado inaugurou neste ano as obras de restauração e revitalização do espaço. A banda Pimenta de Cheiro apresenta um mix de xote, xaxado, bailão e ciranda, interpretando Nariso Augusto, Zé Kleuber, Keilah Diniz, Carlos Baldner, Álamo Kário, além de Gonzaguinha e Dominguinhos.
Privilége – O cantor universitário Ratto será a primeira atração do ano de 2010 da Privilége, sob o comando de Tony Santos. O show será no dia 12 de março e tem sucesso de público em todo o Brasil. Aguardem!

EXPOSIÇÃO
Quilombolas – Após visitar mais de 15 cidades brasileiras, chega a Rio Branco a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência. O registro fotográfico, inédito, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto-e-branco tratado digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil. A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região do país por onde passa. A exposição inicia no próximo dia 2, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Galeria de Artes Juvenal Antunes (na Gameleira).

CINEMA
Cine João Paulo – Estréia nesta sexta-feira, 5, a comédia Encontro de Casais, estrelado por Vince Vaughn, Kristen Bell e Jason Bateman. Sinopse: Jason e Cynthia estão prestes a se divorciar. Como última tentativa de salvar o casamento, eles resolvem fazer uma viagem para participar de uma terapia de casais chamada Eden. Para conseguir um desconto, eles incentivam seus amigos para que também viajem, no intuito de participar das atividades sem acompanhar a terapia. Inicialmente relutantes, Dave e Ronnie, Joey e Lucy, e Shane e Trudy aceitam o convite. Já na primeira noite, eles são informados que terão que se engajar na terapia, caso contrário devem retornar para casa. Decididos a aproveitar os benefícios oferecidos pela ilha, eles resolvem permanecer.

Festival – O 2º Festival do Júri Popular acontece de 1º a 7 de fevereiro, às 19h, na Filmoteca Acreana. No evento,  quem analisa e julga as produções audiovisuais é a própria platéia. Serão filmes de diversas partes do Brasil através de Mostras Competitiva e Hors-Concours de curtas-metragens. A entrada é franca. Com mais de 40 filmes concorrendo, além dos participantes “hors-concours”, o evento será realizado simultaneamente em 21 cidades espalhadas pelo país.

CineCufa- Com o objetivo de democratizar a Sétima Arte, estão abertas as inscrições para o CineCufa 2010, até o dia 15 de abril. O festival realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) é dedicado as obras audiovisuais produzidas por moradores e representantes de periferias nacionais e internacionais. A pré-inscrição – única por obra – deverá ser feita através do site www.cinecufa.com.br/.

SARAU
 A Casa de Leitura da Gameleira promove o Sarau de Carnaval, nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, na Casa. A festa traz composições e leituras de Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Cartola, além das bandas Ana e os Lobos, Grupo Vertente, Grupo de Chorinho Nativoz, além dos alunos da Usina de Arte João Donato e o músico Victor Romero.  A entrada é franca.

CURSO
Escola de Música – Seguem abertas até o dia 11 as inscrições para o curso de musicalização da Escola de Música Centro Cultural do Tucumã, na Usina de Arte. O curso infantil apresenta uma carga horária de duas horas semanais e podem se inscrever crianças na faixa etária entre 8 e 13 anos. Já o adulto, traz quatro horas semanais mesclando teoria e prática. As disciplinas teóricas são história da música, canto, coral, teoria e percepção musical. E na parte prática o aluno deve escolher entre instrumentos populares ou eruditos.

Produção Cultural – O Serviço Social do Comércio, Sesc Acre, está oferecendo uma oficina de Produção Cultural, com inscrições até o dia 27 deste mês, no Sesc Centro. O objetivo é fazer com que os artistas locais, publicitários, professores e interessados na produção cultural possuam total capacidade para a fomentação de seus projetos culturais, deixando claro todo o processo de produção e eliminando dificuldades. Na oficina, serão desenvolvidos conceitos sobre o sistema de produção cultural e um estudo sobre as leis de incentivo existentes, que possibilitam o financiamento de projetos artísticos e culturais.

FESTIVAL


O cantor Marcelo Roverso (foto) foi selecionado para representar o Acre no Festival Nacional de Teatro de Curitiba – Mostra Fringe 2010 com o espetáculo “Um Blues Para Clarice Lispector”, escrito por Roverso e direção de Ney Silva. O evento acontece nos dias 21, 22, 23 e 24 de março, no auditório da Puc/Curitiba. O espetáculo tem o apoio cênico do Prof. Flávio Lofêgo, Coordenador do curso de artes cenicas da Ufac. Autoridades, empresários, universidades ou quem estiver interessado em apoiar Roverso pode entrar em contato pelo telefone 99857636.

 

Categories: Guia Gazeta
A Gazeta do Acre: