Política local 27/02/2010

“Político é aquele que promete o que não tem e não cumpre o que prometeu”.

Do livro “Frases Políticas.

 A volta do Zam
O empresário Zamir Teixeira, que lançou no Acre há décadas os “sacolões políticos”, tornou oficial no PTB via ofício, a sua intenção de ser o primeiro suplente da FPA do nome a ser indicado para disputar a segunda vaga no Senado. Defende que seja feita uma pesquisa entre ele e Carlos Beirute, outro pretendente, sendo o mais votado o nome a ser indicado à FPA.

Bancar a campanha
Zamir  prometeu bancar com R$ 500 mil a campanha de quem ele for o primeiro suplente.

Nem ela sabia
A presidente do PTB, Iolanda Lima, nem sabia que Zamir Teixeira era filiado ao partido. Ela vai ter que submeter agora a sua proposta à apreciação dos membros da executiva regional.

Largada da campanha
Com a reunião de ontem de todos os partidos da aliança para discutir aspectos da eleição deste ano, a FPA deu a largada da campanha para os cargos majoritários e proporcionais.

Chapas prontas
É hipocrisia negar que as chapas da FPA não estão prontas. Estão: Tião Viana (PT) governador – César Messias (PP) vice, e, Jorge Viana (PT) e Edvaldo Magalhães (PCdoB) ao Senado.

Vez do PMDB
Amanhã, é a vez do PMDB reunir seus prefeitos, deputados federais, senador, deputados estaduais, vereadores e lideranças sem mandatos para debater as eleições estaduais.

Fatos definidos
No encontro do PMDB deverá ser sacramentada a candidatura de Rodrigo Pinto (PMDB) ao Governo, e a formação de chapas próprias para deputado estadual e deputado federal.

Apoio indefinido
É esperada a fala do senador Geraldo Mesquita (PMDB) para dizer se sairá ou não à reeleição. E quanto à segunda vaga do Senado o partido deverá esperar os resultados das pesquisas.

Apoio condicionado
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) diz ser difícil o partido apoiar a pretensão do deputado federal Sérgio Petecão (PMN)  de disputar o Senado com ele aliado ao PSDB.

Não conheço
Não conheço nenhum dirigente da oposição com os pés no chão que não reconheça que a candidatura ao governo do senador Tião Viana (PT) larga como ampla favorita.

Imagem construída
Não só pela máquina do governo e das prefeituras nas mãos da FPA, mas, também porque Tião Viana (PT), por suas ações, construiu uma imagem positiva junto ao eleitorado.

Nas mãos da Marina
O deputado federal Henrique Afonso (PV) está com a sua candidatura ao Senado nas mãos da senadora Marina Silva (PV): só ela poderá dar o aval para ele disputar o mandato pelos verdes.

Só os pequenos
O deputado federal Aldo Rabelo (PCdoB) faz uma leitura correta do atual Código Florestal ao colocar que a legislação só serve para multar e prejudicar a vida dos pequenos agricultores.

Centenas de casos
O Acre coleciona centenas de casos de abusos praticados pelo Ibama e Imac infernizando a vida de seringueiros, ribeirinhos, colonos, impedidos de abrir um roçado para plantar o básico.

Luta dos pequenos
A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) merece elogios por encampar a luta para mudar esta realidade que, no Acre, virou uma sanha de multas injustas contra estas populações.

Não é projeto
O candidato tucano Tião Bocalom (PSDB) precisa ser mais claro, explicitar num projeto, o que pensa para desenvolver o Acre. Atacar por atacar o governo do PT não é projeto, é agressão.

MPE no caso
O deputado Luiz Calixto (PDT) vai protocolar representação no MPE para que o órgão entre neste caso de um inocente baleado por policiais civis sem o mínimo preparo funcional.

Corporativismo
O MPE tem mesmo que entrar neste caso do rapaz baleado por policiais ao ser confundido com um marginal para evitar que o chamado “inquérito administrativo” acabe em nada.

Medida necessária
O prefeito Angelim agiu certo ao acatar requerimento do vereador Astério Moreira (PRP) para modernizar os dispositivos atuais que regulam a concessão e uso de boxes nos mercados.

Podem comercializar
Pela proposta do vereador Astério Moreira (PRP) os atuais detentores das concessões poderão passar em frente o movimento comercial numa intermediação comandada pela PMRB.

Pipocando denúncias
Na minha volta foi abrir o e-mail e lá encontrar denúncias que o presidente da Emurb, Gildo César, ameaça com demissão funcionários terceirizados se não votarem nos seus candidatos.

Não funciona
Se tiver acontecendo o fato é uma tremenda bobagem porque o voto é secreto, e ainda porque corre o risco dele ser denunciado na Justiça por crime eleitoral.

Mais votado
Mesmo o prefeito sendo o Dindim (PSDB), o suplente de deputado estadual Merla Albuquerque (PT) deverá vir de Feijó como o mais votado no município.

 PP solitário

O ex-deputado José Bestene (PP) contesta a intenção do deputado Elson Santiago (PP) em levar o partido para uma aliança com o PT. Bestene garante que, embora  ele não tema a concorrência, a ampla maioria do PP quer sair para a Aleac com chapa própria, que, segundo ele é forte e pode eleger dois deputados tranqüilamente. Bestene está sendo coerente.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation