Advogado peruano promove palestras no Acre

O advogado peruano Francisco Pantigoso Velloso da Silveira, filho de brasileira, especialista em Direito Tributário Internacional na Universidade del Pacifico (UP) de Lima (Peru), oferecerá na Ufac duas palestras no mês de marco.

A primeira, no dia 9, tratará sobre “Aspectos do Peru e conexões com o Brasil”, com uma visão nos temas culturais, históricos, econômicos, e de interligação turística e de transportes entre nossos países. Na segunda, a ocorrer no dia 10, Pantigoso falará sobre “Investimentos no Peru: aspectos tributários, econômicos, trabalhistas e de alfandêga”, dirigido aos investidores, empresários, e a área de Direito da Ufac.

“Este ano 2010, é um ano singular em matéria tributária. E o ano do início da vigência do Convênio Peru-Brasil para evitar a dupla imposição. Vamos incidir na segunda palestra nesse item que pode abrir as portas de maiores investimentos entre nossos países”, enfatizou Pantigoso.

Na Ufac, Pantigoso entregará também o convite oficial da Universidade del Pacifico, para iniciar a suscripção com a Ufac de um Convênio bilateral de intercâmbio académico.

Além disso, no dia 11 de marco, Pantigoso oferecerá uma breve palestra dirigida ao setor de turismo, em coordenação com o secretário de Turismo Cassiano Marques. O tema será: “Normatividade aplicável ao turismo no Peru”.

Além de catedrático no Peru de Direito Tributário Interna-cional pela UP, Pantigoso Velloso da Silveira é professor convidado pela FGV Direito Rio, membro correspondente do Escritório brasileiro Gaia, Silva e Gaede do RJ /SP, e associado ao “Grupo Brasil”, entidade em Lima que reúne as empresas brasileiras mais importantes com investimentos no Peru.

Pantigoso também é membro do Instituto Histórico del Pacífico o qual é dirigido pelo conhecido historiador peruano Oscar Ferreyra, e promoverá o intercâmbio de historiadores e museólogos entre Lima e Rio Branco. “Nosso Instituto, especializado em arqueologia das guerras do século XIX, pode apoiar a implementação de um completo Museu da Guerra do Acre, que Rio Branco merece”.

Este é um ano da integração plena dos nossos países, com a próxima inauguração da Interoceanica e a abertura de vôos Lima-Cuzco- Rio Branco, e vice-versa. Um sonho de anos, se torna realidade, e o Pacífico está mais perto que nunca, com um país, – o Peru – cheio de cultura, dinamismo, e grandes possibilidades de negócios, com uma economia muito sólida.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation