Pular para o conteúdo

Alegria e inovação fizeram do Carnaval de Mâncio Lima o melhor do Juruá

A valorização dos aspectos tradicionais e culturais de Mâncio Lima durante o Carnaval é a marca da nova administração da prefeitura da cidade. O prefeito Cleidson Rocha, PMDB, contou à imprensa que o compromisso foi ‘resgatar os elementos’ que focassem na identidade da cidade.

– Fizemos um Carnaval temático, com três blocos representando três bairros importantes do município, disse o prefeito.

A proposta do Carnaval inovou o modo de fazer a folia no Juruá, tanto que pelo menos cinco mil pessoas passaram por Mâncio para festejar os quatro dias de alegria. Um bloco mostrou, segundo o prefeito, ‘as festas populares, o folclore’. O segundo bloco defendeu as ‘potencialidades’ da região e o terceiro ficou com a responsabilidade de dar notorie-dade aos ‘personagens e fatos históricos’ locais.

– Não é à-toa que já somos considerados o melhor Carnaval do Juruá. E isso só está acontecendo porque o nosso Carnaval tem uma proposta. Não é uma coisa apenas da folia pela folia.

A prefeitura, conforme o prefeito, quer inserir Mâncio Lima na agenda cultural do Estado e já organiza o Festival do Buriti, que deverá acontecer em setembro, época de abundância do fruto que pode ser transformado em doces, sucos, picolés, licores e sobremesas de paladar peculiares.

A caminho do 33º aniversário [30 de maio], Mâncio foi guindada à condição de município em 1977 e nunca o poder público local havia idealizado uma proposta de Carnaval que levasse em consideração os fatores positivos da cidade. O prefeito Cleidson Rocha ressalta que o povo respondeu ao esforço da prefeitura.

– A comunidade se envolveu como nunca e fizemos um Carnaval feliz e sem problemas com a violência. Além disso, nosso Carnaval deu uma lição de liberdade e liberdade é o que mais gosta o nosso povo, finalizou o prefeito.(Assessoria)

Informações de Mâncio Lima
População: 14 mil habitantes
Localização – oeste do Acre, no Juruá
Limite com Amazonas e Peru