X

Carnaval Digital alia tradição e modernidade com sucesso no Acre

O carnaval mais tranqüilo e divertido dos últimos tempos. Esta é a avaliação da maioria dos envolvidos na organização do Viva o Carnaval na Floresta Digital, que reuniu uma média de 40 mil pessoas por noite no estacionamento do estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, segundo estimativas da Polícia Militar e dos organizadores do evento. “Foi um sucesso”, resumiu o governador Binho Marques, lançando o desafio da qualidade: “Duvido que tenha um carnaval como o nosso”, chegou a dizer Binho Marques durante o segundo Arrastão da Alegria, que resgatou a tradição dos blocos de rua.

O carnaval popular de Rio Branco é gratuito, seguro e de alto nível, com presença maciça das famílias de todas as classes sociais. Em Rio Branco, o espaço do estacionamento do Arena da Floresta foi ampliado, trazendo muito mais conforto para os brincantes. “Essa conectividade com o Floresta Digital mostra que no Acre o mundo da informática é para todos, assim como o carnaval é para todos”, afirmou o prefeito Raimundo Angelim, responsável, junto com o governador, pela realização da festa.

“O Floresta Digital só está começando.
Binho Marques, governador

Para o senador Tião Viana, o tema adotado para a Folia na Arena 2010 revela ousadia do governo Binho Marques. “O governador deu um passo gigantesco ao aliar a tradição da maior festa popular com a internet”, afirmou o senador sobre o tema adotado para a Folia de Momo deste ano em Rio Branco. Através do Floresta Digital, a polícia conseguiu deter nove reeducandos liberados pela justiça mas em situação irregular. Tanto na Polícia Militar quanto na Polícia Civil as ocorrências foram em número menor que no ano passado.

 “O que pude verificar e pelo que ouvi do ano passado, o nível de violência foi quase nulo e a festa foi muito bem estruturada”, disse o delegado Karlesso Nespoli, plantonista da última noite de folia. Segundo ele, durante o carnaval não foram registradas ocorrências graves. O grande número de policiais possibilitou uma festa tranqüila para toda a família.  “Temos escutado o que diz a população e a avaliação do povo é a melhor possível”, disse Dudé Lima no encerramento da festa.

Poucas ocorrências – O policiamento ostensivo foi praticamente dobrado este ano em relação a 2009 por causa, principalmente, dos grandes investimentos que o governo vem fazendo no sistema de segurança pública, que se utilizou inclusive do helicóptero Comandante João Donato para garantir a tranqüilidade no carnaval.

Nenhum acidente ocorreu na rodovia AC-40 este ano, ao contrário de 2009, quando foram registradas duas vítimas fatais. A tranqüilidade se deveu ás bases móveis instaladas pela PM naquela rodovia. “Considero o saldo extremamente positivo”, avaliou o comandante-geral da PM, Romário Célio. Até o começo da última noite, 150 pessoas foram detidas pelas polícias, todas sem envolvimento em ocorrências graves.

FOLIÕES AVALIAM O VIVA O CARNAVAL NA FLORESTA DIGITAL

“Estão todos de parabéns. Há 40 anos que saio  com meu bloco no carnaval de Rio Branco e agora podemos nos reunir novamente.
O Profeta da Cadeia Velha, que em 2010 completa 40 anos com seu bloco no carnaval

“O pessoal acerta quando coloca tecnologia para divulgar um programa que leva internet para a população.
Elka Portela, Miss Acre 2009, que morava em Florianópolis para se formar em publicidade e retornou para Rio Branco

“O carnaval aqui é muito seguro e estamos muito tranqüilos para brincar.
Geovani, estudante, 16 anos, morador da Vila Militar de Rio Branco

“Vale a pena sim vir preparada.  Gosto de me arrumar para o carnaval porque é legal.
Magda Salla, folia

Categories: Geral
paula: