Empresários esperam aumento de vendas em 2010

Mais da metade dos empresários do ramo do varejo demonstra otimismo quanto às vendas para o primeiro semestre de 2010. É o que atesta uma pesquisa da Federação do Comércio do Acre- Fecomércio- feita com 188 empresas de micro e pequeno porte de Rio Branco, de 2 a 18 de janeiro de 2010.

Segundo os dados, 54% dos entrevistados confiam no aumento das vendas para os primeiros seis meses deste ano e 37% acham que continuarão os mesmos níveis dos últimos seis meses do ano passado. No entanto, 70% comemoraram a concretização das metas no segundo semestre de 2009.

Sobre os níveis de estoque, 16% acreditam que estes precisam ser ajustados em até 5% com relação ao último semestre de 2009 e 45% acham que deveriam ser superiores entre 5 e 10%. 46% dos empresários afirmam que as finanças de seus empreendimentos melhoraram entre 5 e 10%, analisando a evolução da capacidade de pagamento das dívidas das empresas entre o primeiro e o segundo semestre de 2009. 15% dizem que houve melhoras entre 0 a 5%.

A pesquisa constatou que 29% das empresas vão adotar como estratégias de vendas o foco nas necessidades dos clientes, 33%, a redução dos preços e 11%, investimentos em promoções. Em relação ao uso de meios de comunicação para divulgação de negócios, 25% preferem a TV, 20%, o rádio e 10% escolheram a panfletagem como meio mais adequado à necessidade.

Ainda de acordo com o estudo, 28% dos empresários destacam como necessidade de investimentos a melhora nas instalações de suas empresas, outros 20%, as propagandas e publicidades e 9%, os estoques. Indagados acerca das principais dificuldades as quais o comércio varejista acreano enfrenta, 47% culpam a alta carga tributária, 10% reclamam da concorrência desleal e 9%, da falta de capital de giro para suas transações. (Assessoria Fecomércio)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation